Prisão de Chaves com 11 casos ativos de Covid-19 relativos a cinco reclusos e seis trabalhadores

Prisão de Chaves com 11 casos ativos de Covid-19 relativos a cinco reclusos e seis trabalhadores
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Estabelecimento Prisional de Chaves tem 11 casos ativos de covid-19, seis dos quais trabalhadores, que estão em isolamento em casa, e cinco reclusos, que estão internados no Estabelecimento Prisional do Porto, adiantou à Lusa fonte dos serviços prisionais.

Numa resposta por escrito, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) explicou que existem no Estabelecimento Prisional de Chaves, no distrito de Vila Real, 11 casos ativos de covid-19 que "envolvem cinco reclusos e seis trabalhadores".

"Conforme o protocolado, e em articulação com as autoridades de saúde, os cinco reclusos foram internados nos serviços clínicos do Estabelecimento Prisional do Porto, que está preparado para receber doentes covid-19, e os trabalhadores permanecem nos seus domicílios", acrescenta a nota.

A DGRSP realça ainda que "por medida de precaução, e atendendo à situação epidemiológica local", se mantêm "suspensas as visitas e deslocações de reclusos ao exterior". Além disso, todos os restantes trabalhadores e reclusos vão ser novamente testados.

"Serão novamente objeto de testagem na próxima semana, cumprindo-se deste modo os períodos temporais de testagem que a saúde pública define como suscetíveis para a incubação da doença", acrescenta.

Em 13 de setembro dois trabalhadores civis e um guarda prisional do Estabelecimento Prisional de Chaves testaram positivo para o novo coronavírus, explica o comunicado.

Após testes a todos os trabalhadores e reclusos, conhecidos em 15 de setembro, registaram-se testes positivos em mais três trabalhadores, um civil e dois guardas prisionais, e em cinco reclusos.

De acordo com o boletim epidemiológico da Unidade de Saúde Pública (USP) do Alto Tâmega e Barroso publicado na quarta-feira, há 43 pessoas em fase ativa da doença no concelho de Chaves, 22 a aguardar resultado laboratorial e 32 em vigilância ativa.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 936.095 mortos e mais de 29,6 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.878 pessoas dos 65.626 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

 

 

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).