Projeto da IP para a Linha do Norte será alterado em Miramar, Vila Nova de Gaia

Projeto da IP para a Linha do Norte será alterado em Miramar, Vila Nova de Gaia
| Norte
Porto Canal com Lusa

O projeto original da Infraestruturas de Portugal (IP) para a Linha do Norte vai ser alterado em Miramar, Vila Nova de Gaia, prevendo-se a diminuição da altura e extensão do túnel, o que permite a preservação de plátanos centenários.

De acordo com relato feito hoje à agência Lusa por Alexandra Camacho, dos "Amigos de Miramar" -- grupo de residentes que tem vindo a pedir alterações ao projeto, "após várias reuniões nas quais a Junta de Freguesia [de Arcozelo] teve um papel fundamental e a Câmara Municipal de Gaia mostrou sensibilidade, foi possível chegar a uma solução que reflete menor impacto".

Os "Amigos de Miramar" lançaram, entre outras medidas, uma petição pública com o título "Não Destruam Miramar: Não ao Túnel", que, pelas 18:00 de hoje contava com 2.310 subscritores.

Também a Câmara de Gaia, contactada pela Lusa, confirmou hoje que decorreram recentemente várias reuniões e que comunicou já à IP a aprovação da nova solução pelos moradores e pela Junta de Freguesia, tendo ainda solicitado à empresa novas informações sobre prazos de obra, bem como condições de circulação alternativas.

A agência Lusa contactou a IP para solicitar mais detalhes sobre as alterações, mas até ao momento não obteve resposta.

Em causa está a renovação do troço entre Espinho e Vila Nova de Gaia da Linha do Norte, que foi adjudicada por 55,3 milhões de euros, depois de ter recebido visto do Tribunal de Contas, conforme a IP tornou público em julho.

Os trabalhos de modernização deste troço entre Espinho (Aveiro) e Vila Nova de Gaia (Porto) incluem obras na zona de Miramar, mas algumas características da obra chocaram os moradores e utilizadores da zona.

No centro da empreitada está a construção de um túnel na Avenida Vasco da Gama, artéria conhecida pelos plátanos centenários que ladeiam a zona de circulação a carros e peões.

Originalmente a IP previa construir um túnel de 5,5 metros de altura, mas entretanto com a revisão do projeto, este será de cerca de quatro, o que encurta automaticamente a extensão deste acesso tanto no início como no final do mesmo.

"As entradas do túnel foram encurtadas o que permite preservar alguns dos plátanos existentes, se não a maioria. Naturalmente alguns dos plátanos têm de ir abaixo, mas apenas no curso do túnel. A grande mancha [verde] vai ser preservada", disse à Lusa, Alexandra Camacho.

Já na sua página de Facebook, o grupo "Amigos de Miramar" sublinha que "também o projeto de superfície foi revisto, não contemplando agora faixas de rodagem [apenas espaço para circulação de peões e acesso local], que permitirá reimplantação de árvores ao longo do segmento do túnel, com preservação das restantes".

Ao longo dos últimos meses, este grupo também mostrou preocupação com os acessos a equipamentos e estabelecimentos de uso público localizados na ou junto à Avenida Vasco da Gama, nomeadamente a farmácia local e a Escola Básica de Miramar, tendo hoje Alexandra Camacho descrito à Lusa "ter o compromisso de que os equipamentos serão salvaguardados".

"A obra que estava pensada anteriormente privilegiava os carros e o cimento, mas vão estreitar as laterais e o acesso será para moradores, privilegiando os peões", disse a moradora, voltando a enaltecer o papel das autarquias locais nesta discussão e a destacar a intervenção do professor catedrático Paulo Pinho.

"Mostrou no local, ao vivo e a cores, o que de um gabinete em Lisboa não é possível ver. Não estamos contra o progresso, nem a segurança. Somos um grupo de pessoas que utilizou as ferramentas de que dispõe, trabalhamos com uma atitude construtiva. Com boa vontade é possível deixarmos de ser pacíficos revoltados, e sermos uma comunidade que se une e pensa", resumiu a moradora de Miramar.

A 03 de julho, altura em que o grupo "Amigos de Miramar" intensificou a divulgação da petição pública e pediu reuniões às várias autoridades locais, em resposta à Lusa, a IP esclareceu que a criação de um túnel em Miramar visa reduzir o "risco de acidentes", admitindo que seria necessário remover árvores, mas garantindo que "o projeto prevê a reposição de todas as árvores retiradas, bem como o arranjo paisagístico de toda a zona envolvente, numa perspetiva de minimização efetiva dos impactes associados a esta importante intervenção".

Este tema também já gerou dúvidas e perguntas de partidos políticos como o BE de Gaia, num requerimento datado de 08 de junho e dirigido à Assembleia Municipal, a contar que pediu a consulta do processo à IP, sublinhando, no entanto que é da Câmara que espera "o cumprimento da função informativa, na medida do seu estatuto de representação e defesa dos cidadãos do Município".

Já a concelhia do CDS-PP de Gaia defendeu, a 14 de julho, a apresentação pública do projeto de construção de passagens desniveladas na Linha do Norte em Miramar, pedindo "mais transparência" à autarquia.

A 04 de fevereiro do ano passado, questionado por um munícipe numa reunião pública, o presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, reconheceu que o projeto criaria "em alguns sítios um modelo de acessos e um modelo urbanístico diferente, com consequências positivas e negativas".

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.