Info

Operafest recebeu cerca de três mil pessoas na primeira edição e regressa em 2021

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 set 2020 (Lusa) -- Cerca de três mil pessoas assistiram à primeira edição do Operafest, festival de ópera que decorreu em Lisboa entre 21 de agosto e 11 de setembro, e tem regresso garantido em 2021, anunciou hoje a organização.

No primeiro Operafest, foram apresentadas "oito óperas em estreia absoluta, de oito jovens compositores portugueses, onze espetáculos de ópera ao vivo, cinco sessões de cine-ópera, conferências e debates [...], numa programação que chegou a um universo direto de público e três mil pessoas", refere a organização num comunicado hoje divulgado.

O festival, com direção geral e artística de Catarina Molder e produção da Ópera do Castelo, decorreu no Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga e nas Carpintarias de São Lázaro.

A programação incluiu a "Maratona Ópera XXI" (30, 31 de agosto e 03 e 04 de setembro), que levou a concurso sete novas óperas.

A vencedora do prémio Carlos de Pontes Leça foi a compositora Sara Ross, com a ópera "Margarida", "com libreto também da sua autoria, que se reveste na encomenda de uma nova ópera de maior fôlego, no valor de 5.000 euros, a apresentar em edições futuras do Operafest".

Sara Ross, natural dos Açoes, estudou na Universidade Teesside, no Reino Unido, e na Escola Superior de Música de Lisboa.

O trabalho de Sara Ross "abrange música de câmara, vocal, coral-sinfónica, canção, teatro, dança, ópera", e a compositora, segundo a informação hoje divulgada, tem colaborado com o Ensemble Juvenil de Setúbal, o Teatro Nacional de São Carlos e os Estúdios Victor Cordón, a Nuova Accademia degli Arrischianti (Itália) e, mais recentemente, com a Companhia Nacional de Bailado.

Além disso, Sara Ross faz também parte da direção artística do FIO - Festival Informal de Ópera - em parceria com a Sinfonietta de Braga".

O regresso do Operafest em 2021 está garantido, de novo no Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, de 20 de agosto a 04 de setembro.

Na 2.ª edição, o Operafest "irá continuar a conjugar tradição e vanguarda, cujo tema central continuará a exacerbar o elemento trágico da ópera, desta vez com 'Sangue e lágrimas', prometendo cruzamentos temáticos e de programação com a programação do Museu e ainda outros parceiros e toda uma programação variada, ao encontro de públicos, gostos e afinidades múltiplas, oportunamente a anunciar".

JRS (AL) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal regista três mortes e o maior número de casos desde fevereiro. 1.497 novos casos de infeções por Covid-19

Portugal registou nas últimas 24 horas três mortes associadas à covid-19, 1.497 novos casos de infeções confirmadas, o maior número desde 24 de fevereiro, e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos.

CEO da Ryanair afirma que "apoio à TAP não é investimento mas 'impostos deitados na sanita' da companhia" 

O presidente da Ryanair, Michael O'Leary, defendeu hoje que o apoio estatal à TAP não é um investimento, mas sim impostos cobrados aos contribuintes "deitados na sanita" da companhia aérea e acusou o ministro Pedro Nuno Santos de dizer "falsidades".

Incidência ultrapassa os 120 casos por 100 mil habitantes em todo o território

A incidência da infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal continental subiu para 129,6 casos por 100.000 habitantes e na totalidade do território que se situa agora nos 128,6, revelam dados oficiais.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.