Lar do Comércio em Matosinhos fecha três salas de creche e infantário após dois casos de Covid-19

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vinte e seis crianças que frequentam a creche e o jardim-de-infância do Lar do Comércio, concelho de Matosinhos, estão a cumprir quarentena em casa depois de detetados dois casos de infeção covid-19, informou hoje a instituição.

Entre as 26 crianças, de um total de três salas, estão dois irmãos de 7 meses e 2 anos de idade que testaram positivo ao novo coronavírus.

Em comunicado, a direção do Lar do Comércio descreve que foi contactada no domingo pela mãe de duas crianças que frequentam o seu equipamento infantil as quais, submetidas ao teste covid-19, testaram positivo, razão pela qual decidiu contactar todos os pais e colaboradores deste equipamento, aos quais foram transmitidas as instruções da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

"Os irmãos terão sido infetados no fim de semana de 06 de setembro durante uma visita aos avós, em Viseu - que só posteriormente, a 10 de setembro, terão testado positivo. Sabendo do resultado do avô, a mãe das crianças retirou-as do equipamento infantil, logo no próprio dia 10 de setembro, a fim de serem também elas testadas. O resultado positivo foi do conhecimento da instituição, ontem, dia 13 de setembro, ao início da tarde", descreve o Lar do Comércio em nota às redações.

Esta situação, que acontece numa instituição que esteve envolta em polémica em maio devido a casos de infeção na valência dedicada à Terceira Idade, motivou no domingo uma "reunião de emergência".

Depois de ter sido encerrada em meados de março devido às contingências da pandemia da covid-19, a valência infantil reabriu a 01 de junho.

"Na impossibilidade de contactar o delegado de saúde de Matosinhos, a Linha Saúde 24 recomendou à direção que entrasse em contacto com todos os encarregados de educação com a indicação explícita e urgente de que todos deveriam contactar a linha de saúde 800 24 24 24", continua a descrever a instituição.

Além das 26 crianças, incluindo os irmãos infetados, também as educadoras e auxiliares foram aconselhadas a ficar em isolamento profilático, uma medida descrita como "preventiva até que possam ser conhecidos os resultados dos testes".

Contactado o lar, fonte da instituição explicou que em causa estão três salas, pois além da sala de bebés e a infantil às quais pertencem os dois irmãos, houve necessidade de salvaguardar as crianças e funcionárias de uma terceira sala devido à partilha do espaço dedicado à sesta.

"O delegado de Saúde de Matosinhos foi informado por 'email' de todas as diligências em curso, estando neste momento a instituição já em articulação com a delegação de saúde por forma a desenvolver todos os procedimentos adequados. Foram ativados todos os procedimentos e regras do Plano de Contingência da instituição e seguidas todas as recomendações da DGS", assegura o Lar do Comércio.

Na mesma nota, a direção garante que "procedeu já à higienização de todo o espaço da creche e jardim-de-infância e do respetivo equipamento, mobiliário e brinquedos" para garantir "a continuação do seu funcionamento em segurança, nos termos do plano de contingência em vigor e das normas da DGS".

"Assim, a creche e o jardim-de-infância mantêm as suas atividades normais, e as salas que foram temporariamente encerradas retomarão em breve a atividade, após o período de isolamento profilático, factos de que todos os encarregados de educação irão sendo postos ao corrente", termina o lar.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 925 mil mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 1.871 em Portugal.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.