Síria: Refugiados já são mais de 1,5 milhões - ONU

| Mundo
Porto Canal / Agências

Genebra, 17 mai (Lusa) -- Mais de 1,5 milhões de sírios abandonaram o seu país devido ao conflito entre os rebeldes e as forças do regime, afirmaram hoje as Nações Unidas, advertindo que o número poderá ser maior.

O porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Dan McNorton, disse aos jornalistas que cerca de 250.000 sírios se registam junto de grupos humanitários todos os meses.

No entanto, o número total de refugiados pode ser maior, pois a contagem apenas reflete quem se registou em organizações de ajuda humanitária.

"Os refugiados dizem-nos que o acréscimo de conflitos e a mudança do controlo de cidades, particularmente em áreas de conflito, resultam em mais civis a abandonarem [o país]", disse McNorton, acrescentando que o número real de refugiados poderá ser maior que 1,5 milhões.

"Isto deve-se às preocupações de alguns sírios em relação ao registo", afirmou McNorton, explicando que existem rumores a circularem entre os exilados acerca dos supostos riscos de segurança de se inscrever para o estatuto de refugiado.

Muitos sírios têm saído do país desde março de 2011, quando uma ofensiva aos protestos contra o regime do Presidente Bashar al-Assad marcou o início de uma guerra civil que já causou a morte a mais de 90.000 pessoas segundo dados da ONU.

AZB/VM // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.