Fogo que deflagrou em Oliveira de Frades em rescaldo e consolidação

Fogo que deflagrou em Oliveira de Frades em rescaldo e consolidação
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio rural que deflagrou na segunda-feira em Oliveira de Frades, estendendo-se aos concelhos de Sever do Vouga e Águeda, estava às 10:15 de hoje em fase de rescaldo e consolidação, segundo a Proteção Civil.

Em declarações à agência Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu adiantou que às 10:15 o incêndio estava em "fase de consolidação e rescaldo em todo o seu perímetro".

A mesma fonte disse que no local estavam àquela hora 318 operacionais mobilizados, com 110 veículos e um meio aéreo a auxiliar na vigilância.

O fogo deflagrou na segunda-feira numa zona de mato na localidade de Antelas, concelho de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, e estendeu-se depois aos concelhos de Sever do Vouga e Águeda, no distrito de Aveiro.

Segundo dados do satélite Copernicus divulgados na quarta-feira pela Proteção Civil, o fogo de Oliveira de Frades consumiu 2.100 hectares de vegetação diversa, sobretudo eucaliptos.

Pedro Nunes, comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), revelou ao final da tarde de quarta-feira que as imagens do satélite se reportam a 48 horas de atividade do incêndio.

O comandante referiu então que o contingente de combate às chamas, que inclui bombeiros de diversas corporações do Norte e Centro do país, iria ser depois progressivamente "desgraduado".

"Vamos desgraduar as nossas forças em cerca de 30% até ao fim de semana, mas não vamos baixar a guarda", afirmou.

Um bombeiro de 41 anos morreu na segunda-feira enquanto combatia este incêndio no concelho de Oliveira de Frades.

Segundo a médica do INEM Paula Neto, além da vítima mortal, há a lamentar oito feridos ligeiros e mais duas dezenas de bombeiros assistidos no local.

De acordo com a informação disponível no 'site' da ANEPC, às 10:15 estavam envolvidos no combate a 19 incêndios (em curso, em resolução ou em conclusão) 646 operacionais, apoiados por 214 viaturas e 10 meios aéreos.

Dos 19 fogos, três estavam no estado "em curso", ou seja, ainda não tinham sido dominados/circunscritos.

Às 10:15, o fogo que deflagrou às 15:49 de quarta-feira na localidade de Pedras Frias, concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, era o que mobilizava mais meios, com 104 operacionais, 132 veículos e oito meios aéreos.

A informação disponível na página da Proteção Civil indica três estados para os incêndios rurais: em curso, em resolução e em conclusão.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.