Covid-19: Manifestação dos técnicos para eventos encheu de caixas negras Avenida dos Aliados

| Norte
Porto Canal com Lusa

Um milhar de caixas negras de transporte de equipamento ocupou hoje a faixa central da Avenida dos Aliados, no Porto, numa manifestação da Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE) contra o imperativo dos despedimentos provocado pela covid-19.

Abrangendo 170 empresas das cerca de um milhar que se estima operar no setor, a APSTE deu conta de que 20% delas já iniciou processos de despedimento por falta de liquidez, determinada pela paralisação associada à pandemia, acrescentando à Lusa o presidente da associação que operam no setor 1.500 trabalhadores diretos e 3.000 indiretos.

Depois de, a 11 de agosto, se ter manifestado no Terreiro do Paço, em Lisboa, a APSTE instalou-se hoje ao longo da Avenida dos Aliados para uma segunda manifestação, agora de apoio aos associados do Norte do país e com uma motivação acrescida.

"A nossa vinda ao Porto estava programada, pois temos muitos associados no Norte do país e faz todo o sentido também estarmos aqui por eles. Hoje vimos com mais motivação porque, de facto, não houve qualquer resultado da parte do Governo desde a nossa última manifestação", disse Pedro Magalhães.

O recente inquérito feito às empresas associadas, acrescentou o responsável, mostrou ainda que, da "faturação de 140 milhões de euros em 2019", as empresas registam em 2020 "cerca de 80% de perdas".

Neste cenário querem o "regresso do 'lay-off' simplificado", em vez da medida de apoio à retoma determinada pelo Governo e que Pedro Magalhães classificou de "descabida", não apenas por a "retoma não estar a acontecer", mas também pelos custos associados e que, explicou, "obriga as empresas em agosto e setembro a fazer regressar à empresa todos os colaboradores, pagando-lhes 30% do salário e ainda a Segurança Social".

"Acresce que em outubro a situação vai agravar-se, pois obriga-nos a pagar 50% do salário", lamentou.

Na conversa entre as mil caixas negras de transporte de equipamento colocadas ao longo da zona central da Avenida dos Aliados, "simbolizando um setor que não está a trabalhar", e dispostas com o distanciamento social que a Direção-Geral da Saúde determina, pois à noite, "a elas irão juntar-se as famílias dos trabalhadores para assistir à projeção agendada para as 21:00 na fachada da Câmara do Porto", Pedro Magalhães relatou o que será o ponto alto da manifestação.

"Nessa projeção vão visualizar-se as palavras do nosso sentimento, 'angústia', 'desespero', num 'videomapping' com a duração de três minutos, muito criativo, e que depois será reproduzido mais quatro vezes até ao final da manifestação", contou.

Antes da conversa com a Lusa, os representantes da APSTE foram recebidos pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, gesto que os "deixou muito sensibilizados".

"Sentimos que a cidade nos acolheu de uma forma extraordinária. Contámos-lhe as nossas preocupações, apesar de não serem competência da autarquia, e ele percebeu a nossa luta", enalteceu Pedro Magalhães.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 889 mil mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 1.846 em Portugal.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.