Vento dificulta combate às chamas em Oliveira de Frades

Vento dificulta combate às chamas em Oliveira de Frades
| País
Porto Canal com Lusa

Oliveira de Frades, Viseu, 07 set 2020 (Lusa) -- O vento forte está a dificultar o combate às chamas no incêndio de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, que teve um reforço de meios e era combatido às 23:15 por quase 450 operacionais, disse fonte da Proteção Civil.

Segundo o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Viseu, o incêndio continua a ativo e o muito vento dificulta o combate às chamas.

A mesma fonte explicou que está a haver um reforço de meios no teatro das operações.

Pelas 23:15, encontravam-se no local 446 operacionais apoiados por 150 viaturas, de acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Um bombeiro de 41 anos morreu hoje enquanto combatia este incêndio no concelho de Oliveira de Frades, onde o comandante nacional da Proteção Civil, Duarte da Costa, apelou à "tolerância zero no uso do fogo".

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, cerca das 23:15 havia dois incêndios ativos em zona de mato no distrito de Braga, no concelho de Cabeceiras de Basto, que empenhava 31 operacionais apoiados por sete viaturas, e em Celorico de Basto, com 49 operacionais e 15 viaturas.

No distrito de Coimbra, um incêndio em povoamento florestal na localidade de Bustelim tem no terreno 33 operacionais, apoiados por dez viaturas.

Já no concelho de Montalegre, no distrito de Vila Real, um incêndio florestal está a ser combatido por 83 operacionais apoiados por 21 viaturas.

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".