Santa Casa de Lousada retoma serviços depois de mais um funcionário testar positivo para Covid-19

Santa Casa de Lousada retoma serviços depois de mais um funcionário testar positivo para Covid-19
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada, distrito do Porto, anunciou hoje que foi identificado mais um caso de covid-19 entre os profissionais de saúde da Unidade de Cuidados Continuados Integrados e que vai retomar todos os serviços.

Em comunicado, a instituição adianta que depois de realizar testes aos 231 colaboradores do hospital, foi identificado mais um caso de covid-19 na Unidade de Cuidados Continuados Integrados, aumentando para sete o número de profissionais infetados.

O colaborador, assegura a Santa Casa da Misericórdia de Lousada, já se encontrava "antecipadamente em isolamento profilático, comprovando uma vez mais que o vírus ficou restrito apenas a esta unidade".

O número de utentes infetados pelo novo coronavírus mantém-se, ou seja, 19 doentes, dos quais 17 permanecem na ala covid-19 criada pela instituição e dois "doentes agudizados" continuam no hospital de referência, sem que se registem "alterações relevantes do seu quadro clínico", lê-se no documento.

A Santa Casa adianta que no seguimento dos resultados obtidos nos testes à covid-19 foi validada a "retoma da atividade clínica".

"Em cumprimento das orientações emanadas, a Santa Casa da Misericórdia de Lousada procederá à abertura de todos os serviços, com medidas de prevenção reforçadas, garantindo sempre a segurança dos seus utentes e colaboradores", conclui a instituição.

O surto iniciou-se no dia 31 de agosto, depois de um funcionário da instituição ter testado positivo para a covid-19, contou à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Norte.

Além dos 19 utentes infetados, num universo de 29, a Misericórdia conta agora com sete dos 14 profissionais de saúde daquela unidade com covid-19.

No sábado, a Santa Casa avançava em comunicado ter suspendido temporariamente todos os seus serviços e transferido os 10 doentes que testaram negativo para a Instituição Rovisco Pais, unidade de tipologia de convalescença, em Coimbra.

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.