Incêndios: Reacendimento em Vinhais está em fase de resolução

Incêndios: Reacendimento em Vinhais está em fase de resolução
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Vinhais, distrito de Bragança, e que se reacendeu hoje à tarde, já está em fase de resolução, disse à Lusa o comandante distrital, Noel Afonso.

Segundo o comandante, o "incêndio está em fase de resolução, estando os meios a serem colocados de forma a garantir que não haja novos reacendimentos".

Este fogo, que começou há dois dias numa zona de mato, tinha sido dado hoje como dominado por volta das 04:50, mas reacendeu-se ao início da tarde.

No terreno chegaram a estar sete meios aéreos e 220 operacionais, apoiados por 65 viaturas.

Às 17:33, a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referia que ainda estavam no local 212 operacionais, apoiados por 63 viaturas e quatro meios aéreos.

A ANEPC alertou hoje para um aumento “muito grande” do risco de incêndio até terça-feira em todo o continente português, em especial a norte do rio Tejo.

“Vamos ter tempo quente e seco, com vento de leste e pouca humidade. Vamos ter um aumento do risco de incêndio muito grande. Até à próxima terça-feira, o país, na sua generalidade – com maior incidência a norte do rio Tejo –, vai assistir a um aumento muito significativo do risco de incêndio. E este aumento vai também trazer muitas dificuldades ao dispositivo no combate aos incêndios rurais”, afirmou o comandante de agrupamento distrital da ANEPC Pedro Nunes.

O país encontra-se em alerta laranja até às 23:59 de 08 de setembro, terça-feira.

+ notícias: Norte

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).