Hospital de Santa Maria da Feira deteta bactéria multirresistente em 17 utentes

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, detetou em 17 utentes de internamento a presença de uma bactéria multirresistente, revelou hoje a direção daquela unidade hospitalar, que tem esses doentes em isolamento.

Atualizado 04-09-2020 12:07

Segundo explicou à Lusa fonte da administração do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que tutela o hospital da Feira e também os de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, a situação foi detetada a 25 de agosto "nos habituais rastreios de rotina para monitorização e controlo de infeções hospitalares".

Nessa altura, "foram detetados três utentes internados portadores da bactéria 'New Delhi metallo-beta-lactamase' (NDM)", que é um tipo de enzima que torna as bactérias resistentes a uma variedade de antibióticos betalactâmicos, entre os quais a penicilina e seus derivados, que são alguns dos mais utilizados em medicina.

O caso levou a que a equipa do CHEDV afeta ao Programa de Prevenção e Controlo da Infeção Antimicrobiana acionasse "de imediato as estratégias protocoladas para este tipo de situações, nomeadamente o isolamento em quartos individuais dos três utentes detetados".

Os rastreios consequentes permitiram identificar, entretanto, "mais 14 utentes portadores ou colonizados pela bactéria", realçando o hospital, contudo, que "nenhuma dessas pessoas se encontra doente por causa da NDM".

A situação "obriga sobretudo ao reforço das medidas de higienização", pelo que o caso "não é motivo para alarmismo", defendeu a fonte do CHEDV.

Todos os utentes nos quais foi detetada a NDM estão internados numa ala específica da enfermaria geral, sob "acompanhamento e monitorização permanentes", sendo que, entre os profissionais de saúde do hospital, "até ao momento não foi detetado nenhum com a referida bactéria".

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.