Covid-19: Turismo do Porto e Norte satisfeita com fim de quarentena à chegada ao Reino Unido

Covid-19: Turismo do Porto e Norte satisfeita com fim de quarentena à chegada ao Reino Unido
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) manifestou hoje "satisfação" pela inclusão, por parte do governo britânico, de Portugal na lista de países com viajantes isentos de quarentena devido à covid-19.

Em declarações à Lusa, Luís Pedro Martins destacou que setembro "é o mês mais forte" de britânicos no Porto e Norte de Portugal, representando 12% das visitas anuais à região, pelo que tem a expetativa de "conseguir melhorar um ano tão difícil" em termos turísticos com este fim da obrigatoriedade de quarentena de 14 dias após a passagem por Portugal.

O presidente da TPNP referiu que o mercado britânico é mais importante para outras zonas do país, como o Algarve, mas manifestou "satisfação" por ter sido "reposta a justiça" em relação a Portugal.

"No Porto e Norte não é um mercado vital. É o quinto mercado. Mas, sendo uma decisão tomada a meio de agosto ainda abre uma janela de oportunidade para fazer crescer os números do verão", observou.

Luís Pedro Martins disse ainda que os meses de outubro, novembro e dezembro "representam cerca de 31% das visitas de britânicos" ao Porto e Norte de Portugal.

De acordo com o responsável, nestes meses está em causa um terço do total dos britânicos na região.

"Nunca chegámos a perceber a decisão [do governo britânico], nomeadamente porque o Porto e o Norte de Portugal foram a primeira região a lidar e a resolver o problema da pandemia [no país] e devido à ligação histórica que existe entre a região e a Inglaterra", observou.

Luís Pedro Martins mostrou-se ainda "satisfeito" por ver "que o governo escocês acompanhou a decisão" de acabar com a obrigatoriedade de quarentena a passageiros que regressassem de Portugal.

O governo britânico revelou na quinta-feira a decisão de incluir Portugal na lista dos países com "corredores de viagem" para Inglaterra cujos passageiros ficam isentos de cumprir uma quarentena de duas semanas imposta devido à pandemia covid-19.

A medida toma efeito a partir das 04:00 de sábado, pelo que as pessoas que cheguem de Portugal antes continuam sujeitas a quarentena.

Escócia também confirmou a isenção de Portugal da quarentena, sendo incerto de País de Gales e Irlanda do Norte vão seguir a orientação do governo de Boris Johnson.

Portugal junta-se assim a um grupo reduzido de países que foram adicionadas à lista de "corredores de viagem" com o Reino Unido desde meados de julho, que incluem a Estónia, Letónia, Eslováquia, Eslovénia, o arquipélago de São Vicente e Granadinas, Brunei e Malásia.

O governo explicou que são usados vários critérios, como a prevalência estimada de covid-19, o nível e a taxa de mudança na incidência de casos positivos confirmados ou a capacidade dos testes num país.

De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, Portugal tem vindo a registar um decréscimo no número de infeções, tendo registado 27,8 casos por 100.000 habitantes nas últimas duas semanas.

O Reino Unido introduziu a necessidade de autoisolamento por 14 dias a todas as pessoas que cheguem do estrangeiro em 08 de junho para evitar a importação de infeções, mas um mês depois isentou cerca de 70 países e territórios, considerados de baixo risco.

A isenção de quarentena é acompanhada com a mudança do conselho do ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) contra as viagens não essenciais para aqueles destinos, importante para efeitos de seguro de viagem.

O Reino Unido é o principal mercado emissor de turistas para Portugal, tendo representado cerca de 20% do total em 2019.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.