Beirute: Trinta e quatro refugiados mortos e sete desaparecidos - ACNUR

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Genebra, 11 ago 2020 (Lusa) - Trinta e quatro refugiados morreram nas explosões que na terça-feira passada devastaram o porto de Beirute e parte da capital libanesa, anunciou hoje o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Babar Baloch.

Outros 124 refugiados ficaram feridos nas explosões, 20 dos quais ficaram em estado grave, e sete continuam desaparecidos, disse o porta-voz, sem adiantar a origem dos refugiados ou se havia mulheres e crianças entre as vítimas.

O ACNUR mobilizou 12 milhões de dólares (10,16 milhões de euros) em ajudas para as zonas mais afetadas de Beirute, onde vivem cerca de 200.000 refugiados, muitos de origem síria e palestiniana.

Beirute foi sacudida na passada terça-feira por uma gigantesca explosão, causando pelo menos 160 mortos e mais de 6.000 feridos, segundo o último balanço feito pelas autoridades libanesas.

A explosão ocorreu num armazém do porto da capital libanesa onde estavam depositadas desde 2014 cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio sem as devidas medidas de segurança, de acordo com as autoridades, apesar de ainda se desconhecer o que provocou a deflagração.

FPA // PA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.