Bielorrússia: Reunião de Riga pede envolvimento da União Europeia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Riga, 11 ago 2020 (Lusa) - Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram hoje com a marcação de uma reunião urgente com os parceiros da União Europeia sobre a crise na Bielorrússia.

Os quatro ministros, reunidos hoje na capital da Letónia, apoiaram a proposta que foi apresentada na segunda-feira pela Polónia sobre a crise provocada pelas eleições presidenciais da Bielorrússia marcadas por protestos, repressão policial e acusações de fraude. 

Os ministros da Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia reuniram-se hoje em Riga para assinalarem o Tratado de Paz entre a Letónia e a Rússia soviética.

A atualidade na Bielorrússia acabou por marcar o encontro que já estava agendado e que decorreu hoje de manhã em Riga.

A Letónia e a Polónia fazem fronteira com a Bielorrússia e os respetivos governos já anunciaram que estão dispostos a acolher os opositores refugiados. 

A candidata Svetlana Tijanovskaya, representante da oposição da Bielorrússia refugiou-se hoje na Lituânia depois de ter acusado o regime de Minsk de fraude eleitoral e numa altura em que se registam confrontos entre as autoridades e manifestantes antigovernamentais.

O presidente Alexandre Lukashenko, no poder em Minsk desde 1994, foi eleito para o sexto mandato com 80% dos votos, de acordo com os dados divulgados pelos organismos eleitorais.

As forças policiais da Bielorrússia já reconheceram que os protestos são generalizados nas 33 cidades do país tendo milhares de pessoas sido detidas desde domingo.

Lukachenko defende a atuação das forças policiais e acusou os manifestantes de serem comandados como "carneiros" por países estrangeiros como a República Checa e a Polónia.  

 

PSP // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.