Marcelo destaca condições "excecionais" do Porto Santo, mas defende melhores ligações

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto Santo, Madeira, 08 ago 2020 (Lusa) - O Presidente da República afirmou hoje que a ilha do Porto Santo, no arquipélago da Madeira, tem condições turísticas "excecionais", embora reconheça que o desenvolvimento do setor é prejudicado ao nível das acessibilidades.

"É evidente que tudo se terá de fazer para ir melhorando as ligações, as acessibilidades de toda a natureza e o preço dessas acessibilidades, nomeadamente quanto às passagens aéreas", disse aos jornalistas, pouco antes deixar a ilha, cerca das 17:00, num voo da TAP com destino a Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou ao Porto Santo na quinta-feira, em viagem particular, para um curto período de férias que terminou hoje e foi marcado por mergulhos e passeios na praia, muitas 'selfies', uma deslocação à noite ao centro da cidade Vila Baleira para comer uma lambeca, o gelado típico do Porto Santo, e também uma saída para jantar num restaurante sobre as dunas.

"O Porto Santo tem condições únicas, vejam que ainda esta manhã eu fui nadar chovendo, mas em condições de temperatura muito agradáveis, cá fora e dentro de água, e agora, quatro horas depois, vejam como o tempo estabilizou e como isto significa aquilo que é fundamental em Porto Santo: a previsibilidade", disse.

Na parte da manhã, antes do mergulho, o chefe de Estado disse ter a "plena consciência" dos principais problemas que afetam o Porto Santo, nomeadamente a repartição de meios financeiros, as ligações marítimas no inverno e as ligações aéreas ao longo do ano, bem como os elevados preços que são praticados.

Marcelo Rebelo de Sousa prometeu, por isso, regressar à ilha em fevereiro de 2021, para sentir no local o impacto dessas dificuldades.

"Qualquer que seja a qualidade em que venha, em fevereiro do ano que vem, venho cá", disse, reforçando: "O que significa que, como as eleições presidenciais são em janeiro, tenha sido candidato, tenha sido eleito, ou tenha sido candidato e não tenha sido eleito ou não tenha sido candidato, eu estou cá em princípios de fevereiro para ver o problema das ligações".

O Presidente da República, que se deslocou ao Porto Santo acompanhado apenas por seguranças, chegou ao aeroporto a bordo de um táxi, tal como o fizera na quinta-feira, quando se deslocou para o hotel, afirmando que o objetivo foi "animar a economia local".

"Temos aqui um destino que eu aconselho vivamente a todos os portugueses e nomeadamente aos continentais", disse, vincando que o Porto Santo é "verdadeiramente um sonho".

DC // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.