Medida de coação mais leve para suspeito de originar incêndio de Mirandela

Medida de coação mais leve para suspeito de originar incêndio de Mirandela
| Norte
Porto Canal com Lusa

O homem de 51 anos suspeito de ter originado com trabalhos agrícolas o incêndio de quinta-feira, em Mirandela, fica sujeito à medida de coação mais leve enquanto aguarda pela decisão do processo judicial, informou hoje a PSP.

O homem foi detido pela PSP por aparentemente ter estado “envolvido na origem do incêndio quando executava trabalhos agrícolas num terreno e que rapidamente se alastrou, tomando grandes proporções.

Estes trabalhos agrícolas, o uso de maquinaria e permanência em espaços florestais estão proibidos por o país se encontrar em estado de alerta máximo devido às temperaturas elevadas e velocidade do vento, com risco elevado de incêndios.

O detido foi presente hoje ao Tribunal de Mirandela que lhe aplicou a mais leve das medidas de coação, o Termo de Identidade e Residência (TIR), enquanto decorrer o processo judicial a que a PSP juntou o material apreendido ao suspeito, nomeadamente um escarificador (equipamento atrelado ao trator para lavrar) e um extintor.

A informação é disponibilizada pelo Comando Distrital de Bragança da PSP, num comunicado em que lembra que o incêndio desta quinta-feira em Mirandela obrigou a “proceder à evacuação de pessoas de várias residências e efetuar cortes de trânsito” na autoestrada A4, e nas estradas nacionais 15 e 203.

O Comando Distrital da PSP de Bragança tinha indicado ainda hoje à Lusa que o detido estaria “a usar um trator com uma alfaia agrícola que no decurso dos trabalhos terá incendiado o restolho que existia na zona”.

O homem ainda terá tentado apagar o fogo com o extintor que trazia no trator, mas as chamas propagaram-se, mobilizando quase 80 operacionais desde o final da manhã de quinta-feira.

Durante a tarde, o fumo do incêndio obrigou ao corte da A4 e da Estrada Nacional 15 durante duas horas. As chamas foram dominadas ao final da tarde e o fogo entrou em fase de conclusão às 23:28, segundo a Proteção Civil.

Este incêndio de Mirandela é o terceiro deste verão no distrito de Bragança com a origem atribuída a negligência relacionada com trabalhos agrícolas ou outros, segundo as autoridades.

A 28 de julho, dois homens foram identificados como suspeitos de terem originado um incêndio florestal, no dia anterior, na zona de Vila Flor, quando estavam a trabalhar com uma máquina de corte de metal.

Uns dias antes, a 20 de julho, um homem de 64 anos foi detido no concelho de Vinhais, distrito de Bragança, por alegadamente ter provocado um incêndio, na zona de Rebordelo, durante a realização de trabalhos agrícolas.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.