Info

Covid-19: Madeira regista mais um infetado e eleva para 117 os casos registados

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 04 ago 2020 (Lusa) - A Madeira registou hoje mais um caso de covid-19, elevando para 19 as infeções ativas, num total de 117 casos, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), salientando haver dois casos à espera de resultados laboratoriais.

"Hoje há um novo caso positivo a reportar, tratando-se de um viajante que se encontrava em estudo pelas autoridades de saúde", revela o boletim epidemiológico do ISAÚDE.

Na segunda-feira, aquele organismo tinha indicado que existiam dois casos suspeitos que aguardam resultados laboratoriais.

O segundo caso "não se confirmou", indicou o IASAÚDE, acrescentando que hoje "foram identificadas no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira mais duas situações que se encontram em análise pelas autoridades de saúde".

"No total, a região contabiliza até à data 117 casos confirmados de covid-19, dos quais 98 são casos recuperados e 19 são casos ativos", revelou o ISAÚDE.

Os 19 casos ativos consistem em 16 casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas na Unidade de Rastreio de covid-19 do Aeroporto da Madeira e três casos de transmissão local.

O ISAÚDE refere serem 14 as pessoas que cumprem isolamento numa unidade hoteleira, quatro no respetivo domicílio e um permanece hospitalizada na Unidade de Internamento Polivalente dedicada à covid-19.

Até hoje, estão contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.576 notificações de casos suspeitos de covd-19, dos quais 1.459 não se confirmaram.

À data, prossegue o boletim, 16.704 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, agora com recurso à aplicação MadeiraSafeToDiscover, 7.314 das quais estão em vigilância ativa.

No que respeita ao total de testes à covid-19 realizados na região, foram processadas 48.447 amostras até ao fim do dia de segunda-feira.

No contexto da operação de rastreio de viajantes à entrada nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 20.315 colheitas para teste à covid-19 realizadas no local até às 17:30 de hoje.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 694 mil mortos e infetou mais de 18,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.739 pessoas das 51.681 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

EC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Covid-19: Portugal com 58.530 infeções, novo máximo diário, e 49 mortes

Portugal registou 58.530 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, e mais 49 mortes associadas à covid-19, indicam os números hoje divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Covid-19: Mais de 100 mil crianças e jovens isolados desde que recomeçaram as aulas

Mais de cem mil crianças e jovens testaram positivo ao SARS-CoV-2 desde que as aulas recomeçaram, a 10 de janeiro, e tanto pais como alunos alertam para problemas de aprendizagem com as aulas à distância.

Livro "Milhões a voar" critica injeção na TAP

O novo livro "Milhões a voar" de André Pinção Lucas e Carlos Guimarães Pinto, critica a injeção da TAP e desmonta sete falácias a favor do investimento público. Em declarações ao Porto Canal, André Pinção Lucas, autor do livro, considerou a TAP como "um novo banco com asas" e diz que o valor injetado é "chocante".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.