Covid-19: Governo timorense vai propôr nova declaração de estado de emergência

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 03 ago 2020 (Lusa) -- O Conselho de Ministros timorense decidiu hoje propor ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, a declaração do estado de emergência durante 30 dias para responder à situação da covid-19.

Em comunicado, o Governo explica que a declaração pretende permitir "a suspensão ou a restrição dos direitos de circulação internacional, de circulação e de fixação de residência e de resistência".

"O Governo propõe ao senhor Presidente da República (...) a declaração do Estado de Emergência", refere o texto.

O Governo diz ter tido em conta a "evolução preocupante da situação epidemiológica e a proliferação de casos registados de contágio da covid-19, tanto a nível regional, como a nível mundial".

O objetivo é o de "evitar e neutralizar os riscos de propagação do SARS-Cov-2, assim protegendo a saúde pública e a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde", acrescenta a nota.

Timor-Leste está sem casos ativos de covid-19 desde 15 de maio, conclui no final de junho o terceiro período de 30 dias de estado de emergência.

 

ASP // SB 

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.