População apela à APA para salvar ponte de arame no rio Tâmega

| Norte
Porto Canal com Lusa

Os "Amigos da Ponte de Arame" apelaram hoje à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para "salvar" a pequena passagem pedonal, entre Boticas e Vila Pouca de Aguiar, que vão perder com a construção da barragem do Alto Tâmega.

Entre as aldeias de Veral (Boticas) e Monteiros (Vila Pouca de Aguiar) o atravessamento do rio Tâmega é feito por uma ponte pedonal de arame.

Com a construção da barragem do Alto Tâmega, uma das três que constitui o Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET), concessionado à espanhola Iberdrola, esta passagem pode deixar de existir.

Os habitantes, que se uniram no movimento "Os Amigos da Ponte de Arame", não aceitam ficar sem a passagem pelo Tâmega e reclamam a sua recolocação, justificando que, sem a estrutura, as aldeias ficam separadas por quase "100 quilómetros" (ir e vir).

A ponte de arame entre Veral e Monteiros está contemplada na Declaração de Impacte Ambiental (DIA), mas apenas como um "elemento patrimonial", pelo que, a concessionária Iberdrola teria apenas de a recolocar num outro local.

A decisão final sobre a substituição da ponte de arame "cabe à APA" e os populares apelaram publicamente à Agência Portuguesa do Ambiente para que "preserve o património histórico e popular da ponte de arame, não deixando, simultaneamente, morrer as duas aldeias que a ponte liga".

Os "Amigos da Ponte de Arame" informaram ainda, em comunicado remetido à Agência Lusa, que se colocaram à disposição para "aquilo que possa ser útil para a recolocação da travessia no local atual só que a uma cota superior".

Na última reunião online da Comissão de Acompanhamento Ambiental (CAA) do SET, que decorreu em junho, os presidentes das câmaras de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, e de Boticas, Fernando Queiroga, defenderam novamente as reposições das ligações entre Monteiros e Veral (ponte pedonal de arame) e entre Capeludos e Sobradelo, onde existe um pontão de cimento para passagem de carros e peões.

O autarca de Vila Pouca de Aguiar salientou que "não é possível mais prolongar estas situações de indefinição", defendeu a "necessidade de haver uma clarificação sobre as dúvidas existentes" e que, "no limite, até ao final do ano 2020 têm de estar formalizadas as decisões e soluções preconizadas para o restabelecimento das travessias" entre os dois concelhos do distrito de Vila Real.

Para esta quarta-feira está agendada uma reunião do grupo de trabalho de acompanhamento do Plano de Ação Socioeconómico do SET, que deverá juntar a Iberdrola, municípios, APA e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O Sistema Eletroprodutor do Tâmega é um dos maiores projetos hidroelétricos realizados na Europa nos últimos 25 anos, contemplando a construção de três barragens (Daivões, Gouvães e Alto Tâmega), 1.500 milhões de euros de investimento.

O complexo, que deverá estar concluído em 2023, contará com uma potência instalada de 1.158 megawatts (MW), alcançando uma produção anual de 1.760 gigawatts hora (GWh), ou seja, 6% do consumo elétrico do país.

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.