Consumo de água disparou em Mirandela e Câmara pede contenção para o verão

| Norte
Porto Canal com Lusa

Os consumos de água dispararam desde o início da pandemia de covid-19 no município de Mirandela, que está a preparar uma campanha a apela à contenção no verão para evitar condicionamentos no fornecimento, informou hoje a autarquia transmontana.

Desde março até junho que o concelho do distrito de Bragança regista um “aumento significativo médio de 16%” face aos mesmos quatro meses de 2019, uma realidade que a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues, atribui ao confinamento imposto pela pandemia e, mais recentemente, à rega de jardins num dos concelhos mais quentes do Nordeste Transmontano.

A autarca garantiu, em declarações à Lusa, que o concelho tem reservas de água, mas o verão é a época habitual de maiores consumos e, devido ao aumento dos últimos meses, já foi necessário ativar a captação dos Eixes, que normalmente fica de reserva para situações de urgência ou de escassez de água.

A Câmara Municipal de Mirandela informa que irá lançar uma campanha de sensibilização de contenção no consumo de água, fazendo uso de diversos meios, como as redes sociais e a comunicação social regional.

“É preciso alguma atenção no gasto de água porque não existe capacidade ilimitada de abastecimento”, sublinhou a autarca.

Tal como acontece em todo o Nordeste Transmontano, nos meses de verão a população aumenta, e consequentemente o consumo de água, nomeadamente com o regresso dos emigrantes e daqueles que vivem em outras zonas do país.

Por isso, o município entende que “há alguma necessidade de fazer esta campanha” de sensibilização da população.

“Mais vale prevenir que remediar”, entende a presidente da Câmara, sobretudo devido a esta situação nova, que “antecipou” os consumos habituais do verão para os meses de primavera.

Júlia Rodrigues está convencida de que esta realidade “relaciona-se com a situação de confinamento”, desde o estado de emergência, à continuação do teletrabalho ou à permanência das crianças e jovens em casa, devido ao encerramento das escolas.

O aumento ocorreu apenas nos consumos domésticos e não ao nível das empresas e serviços que estiveram encerrados durante uma boa parte do período em causa.

Para a presidente da Câmara, as medidas municipais de apoio às famílias, como a gratuitidade da fatura da água ou moratórias no pagamento, não terão pesado neste aumento dos consumos, que começou a ocorrer antes do anúncio dos benefícios.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 579 mil mortos, incluindo 1.676 em Portugal.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Espaços Cidadão instalados este ano em seis freguesias de Oliveira do Hospital

O Espaço Cidadão, que reúne diferentes entidades num único balcão, vai ser instalado este ano em seis freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, revelou esta terça-feira a Câmara Municipal.