Museu de Lisboa mostra quatro olhares de fotojornalistas sobre a cidade em quarentena

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 jul 2020 (Lusa) -- Quatro olhares de fotojornalistas sobre a capital durante a quarentena devido à pandemia, com profundas mudanças no quotidiano e como palco de silêncio, estarão reunidos em exposição, a partir de 23 de julho, no Museu de Lisboa.

A exposição "Lisboa Ainda", comissariada por Rita Palla Aragão, contém os projetos fotográficos dos fotojornalistas Tiago Miranda, Pedro Nunes, Luís Miguel Sousa e José Fernandes.

No Pavilhão Preto do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, vão ser apresentados os "quatro olhares sobre uma Lisboa em quarentena, de quem conseguiu, através da objetiva, captar a essência e a beleza de uma cidade confinada", segundo a comissária, citada num comunicado divulgado pelo museu.

O trabalho final resulta de "uma dimensão retirada do objetivo inicial dos quatro fotojornalistas, que era o de informar o público", aponta.

Tiago Miranda, Pedro Nunes, Luís Miguel Sousa e José Fernandes foram captando as alterações profundas na cidade, algumas de pesar e de sofrimento, diretamente relacionadas com a pandemia.

"Fotografar a cidade parada, sem o aeroporto a funcionar, as escolas encerradas, mas também teatros e cinemas, cafés e esplanadas, restaurantes e bares, sem concertos e bailados, lojas e quiosques, floristas e vendedores ambulantes, mercados e feiras. Com a cidade parada, sem o movimento dos seus habitantes, desapareceram os pequenos gestos de cada um, que fazem o dia-a-dia de todos", comenta a comissária, sobre o período mais crítico da quarentena, durante o estado de emergência.

O título da mostra -- "Lisboa Ainda" - foi retirado do poema criado pelo escritor Manuel Alegre durante o período da quarentena.

Pedro Nunes fotografou a cidade na primeira manhã da primeira segunda-feira, da primeira semana da quarentena.

Luís Miguel Sousa voltou aos lugares que antes havia fotografado repletos de turistas para, com o mesmo enquadramento, captar o contraste, "e assim mostrar o quão volátil é, afinal, a realidade", aponta a comissária.

Tiago Miranda conduziu por Lisboa, e fotografou-a pela janela do carro, como se a cidade fosse "um não-lugar", e José Fernandes "desenhou a escuridão com luz".

A fechar a exposição com os quatro núcleos haverá uma sala dedicada ao poema que Manuel Alegre escreveu sobre a cidade durante a quarentena, e ainda excertos de poemas de Manuela de Freitas, Maria Teresa Horta e Sophia de Mello Breyner Andresen.

A exposição vai estar patente no Museu de Lisboa até 20 de setembro.

 

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.