Reestruturação da companhia aérea sul-africana SAA com despedimentos e nova empresa

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Joanesburgo, 14 jul 2020 (Lusa) - Os credores da falida companhia aérea sul-africana SAA aprovaram um plano de reestruturação, que resultará em cortes de empregos e na criação de uma nova empresa a partir das ruínas da empresa, anunciou hoje o Ministério das Empresas Públicas.

Numa reunião, 86% dos credores da South African Airlines (SAA) "votaram a favor do plano" de reestruturação da companhia pública, de acordo com uma declaração do ministério.

O plano prevê cortes de postos de trabalho, que não foram quantificados publicamente, referindo-se o Governo simplesmente a "indemnizações justas e razoáveis no interesse" do pessoal em causa. A SAA tem 5.200 empregados.

A reestruturação exigirá uma contribuição financeira que, segundo o principal partido da oposição, a Aliança Democrática (AD), ascenderá a 16,6 mil milhões de rands (873 milhões de euros).

Com o plano adotado, a prioridade é "concretizar os compromissos do Governo em termos de financiamento", disse o Ministério das Empresas Públicas, sem apresentar quaisquer números.

"Uma nova companhia aérea, reestruturada e competitiva, criada a partir da antiga, é a melhor opção para voltar imediatamente para o ar", acrescentou o ministério.

Esta solução, que envolve "uma reestruturação fundamental da SAA", é "muito melhor para os credores e funcionários da SAA do que a liquidação", acrescentou.

Com dívidas muito avolumadas e recentemente colocada em liquidação judicial, a SAA não registou qualquer lucro desde 2011 e sobreviveu durante anos apenas sob injeção permanente de dinheiro público.

Símbolo da má gestão das empresas estatais que caracterizou o reinado do ex-Presidente sul-africano Jacob Zuma (2009-2018), a empresa foi forçada a encerrar muitas rotas em 2020, mesmo antes da pandemia de covid-19.

O promotor considerou hoje a aprovação do plano de reestruturação "imoral".

"Centenas de milhares de sul-africanos que perderam os seus empregos por causa da covid-19 (...) verão 16,6 mil milhões de rands [867 milhões de euros] ser engolidos num buraco negro", advertiu numa declaração.

SMM // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.