Pelo menos uma centena de mortos devido a inundações nos últimos dias na Índia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Deli, 19 jun (Lusa) -- Pelo menos cem pessoas morreram nos últimos dias na Índia devido às inundações causadas pelas chuvas das monções, noticiam hoje as agências internacionais.

Na contagem da AFP, o número de mortos provocados pelas inundações foi estimado em 120 no norte da Índia.

Já de acordo com a agência Efe, que cita a imprensa local, a contagem foi elevada a 142 vítimas mortais nas últimas horas, enquanto 500 pessoas permanecem desaparecidas.

No estado nortenho de Uttarakhand, o mais afetado pelas precipitações, morreram 102 pessoas pelas chuvas torrenciais desde domingo, de acordo com o canal NDTV.

As vítimas morreram na sequência de desabamentos de casas -- cerca de 160 --, deslizamentos de terras e quedas de pontes registados na região.

Segundo as fontes citadas pela imprensa local, as autoridades acreditam que as 500 pessoas permanecem em paradeiro desconhecido, incluindo 45 polícias.

A televisão NDTV mostrou imagens de edifícios a ruir, rios tranbordados, cidades inundadas e veículos de turistas bloqueados nas estradas.

As autoridades estão a retirar os milhares de pessoas isoladas, operação para a qual destacaram 5.000 soldados e 18 helicópteros para as zonas mais afetadas.

A melhoria das condições meteorológicas permitiu ao Exército resgatar 4.000 pessoas nos últimos dias.

FV // FV.

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.