Covid-19: Presidente de Paços de Ferreira é um dos cinco casos positivos na autarquia

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, informou hoje ser um dos cinco casos com covid-19 naquela autarquia, detetados no âmbito dos testes realizados a todos os colaboradores daquele município do distrito do Porto.

Atualizado 09-07-2020 12:49

O autarca usou a sua página pessoal na rede social Facebook para informar os munícipes.

"Cumpre-me o dever público de informar a população do meu concelho que fui dos colaboradores da Câmara Municipal que testaram positivo", lê-se no seu texto.

O autarca acrescenta: "Como cidadão que sou, igual a qualquer outro, resta-me pedir-vos, neste momento particular da minha vida, o vosso respeito e amizade".

Humberto Brito recorda, por outro lado, que no exercício das suas funções procurou "sensibilizar a população do concelho para os riscos de contaminação" que todos correm "e para a adoção de todas as medidas comportamentais de respeito pela saúde própria e dos outros".

"Tudo o que pudesse dizer agora, para justificar o que quer que fosse, não acrescentaria nenhuma utilidade a esta informação", acrescenta o presidente.

Além do chefe do executivo, mais quatro colaboradores da câmara testaram positivo.

O primeiro caso foi anunciado na segunda-feira, o que levou as autoridades de saúde a determinar a realização de testes a todos os colaboradores, que se realizaram ao longo do dia.

Hoje foram anunciados mais quatro casos positivos, mas a autarquia informou que ainda são esperados mais resultados dos testes efetuados aos funcionários.

Face à situação, as autoridades de saúde determinaram o encerramento do atendimento ao público nos Paços do Concelho.

Além dos cinco infetados com o novo coronavírus na autarquia, já tinham sido revelados, no domingo, nove casos positivos em Paços de Ferreira, seis do quais numa escola e três numa empresa local.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 539 mil mortos e infetou mais de 11,69 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.629 pessoas das 44.416 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.