ESPECIAL CANDIDATURAS
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS
Projeto Parceria
Porto Canal
Info

Soldado angolano morto depois de passar fronteira com a RDCongo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Luanda, 06 jul 2020 (Lusa) - Um soldado angolano foi morto este fim de semana na zona da fronteira com a República Democrática do Congo (RDCongo), noticiam os meios de comunicação locais, citando o ministro do Interior da província congolesa de Kasai.

O incidente que resultou na morte de um soldado angolano e originou ferimentos num oficial dos serviços secretos congoleses aconteceu no domingo de manhã em Tshitundu, 150 quilómetros a sul de Tshikapa, quando os soldados angolanos entraram em território congolês, disse o ministro do Interior e Segurança da província de Kasai.

De acordo com as declarações de Deller Kawino aos meios de comunicação locais, "um dos soldados começou a filmar o posto avançado das forças da RDCongo, e quando lhes foi pedido para não filmarem, um soldado angolano abriu fogo e feriu um agente congolês".

Na resposta, "os soldados congoleses dispararam e atingiram o soldado angolano, que morreu", acrescentou o responsável congolês, que disse também que o governador da província de Lunda Norte enviou funcionários a Kasai, durante a tarde, para averiguar o que se passou.

Apesar do incidente, "o tom é de apaziguamento", disse o governador de Kasai, Dieudonné Pieme, explicando que as autoridades angolanas pediram a devolução do corpo do soldado, o que será feito depois de um pedido escrito a reconhecer que o soldado tinha ultrapassado a fronteira.

O Governo da RDCongo denuncia regularmente a entrada de soldados angolanos no seu território, muitas vezes alegando estarem em perseguição de elementos da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC).

MBA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Covid-19: Vacina russa entra em circulação em 01 de janeiro de 2021

Moscovo, 11 ago 2020 (Lusa) - A primeira vacina a covid-19 registada no mundo, anunciada hoje pelo Presidente russo, Vladimir Putin, vai entrar em circulação em 01 de janeiro de 2021, segundo o Ministério da Saúde da Rússia.

Covid-19: Putin diz que Rússia já registou vacina e que a filha foi inoculada. Vacina não completou a Fase 3

A Rússia tornou-se hoje o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. 

Acidente com avião da Air Índia Express causa 14 mortos e 123 feridos

Pelo menos 14 pessoas morreram e 123 ficaram feridas, 20 delas com gravidade, depois de um avião da Air Índia Express ter saído da pista após aterrar no meio de chuva torrencial num aeroporto no sul da Índia, indicou a polícia.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.