Governantes de Pristina e Belgrado reúnem-se domingo sob a égide da União Europeia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 06 jul 2020 (Lusa) - O primeiro-ministro do Kosovo, Avdullah Hoti, e o Presidente da Sérvia Aleksandar Vucic, vão encontrar-se em Bruxelas para restabelecer no domingo o diálogo entre Pristina e Belgrado sob a égide da diplomacia europeia. 

O encontro foi anunciado hoje em Bruxelas.

Trata-se do primeiro encontro no âmbito dos contactos facilitados pela União Europeia depois dos primeiros contactos mantidos em 2018.

Antes desta reunião vai realizar-se, na sexta-feira, uma cimeira por vídeoconferência sobre as relações entre o Kosovo e a Sérvia.

Organizada por iniciativa do Presidente francês, Emmanuel Macron, esta cimeira reúne também a chanceler alemã, Angela Merkel, o Presidente sérvio e o primeiro-ministro kosovar, assim como o alto representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, e o representante especial da UE para os balcãs, Miroslav Lajcak.

Belgrado recusa reconhecer a independência do antigo território sérvio do Kosovo, proclamada em 2008, após o fim do conflito dos anos 1990 e que fez 13 mil mortos. 

O encontro entre os governantes de Pristina e de Belgrado decorre numa altura em que o presidente do Kosovo, Hashim Thaçi, é acusado, pelo Tribunal Internacional de Haia, de crimes de guerra praticados entre 1998 e 1999 durante o conflito com a Sérvia.

A acusação do Tribunal de Haia foi formalizada no final do mês de junho.

 

PSP // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.