Inspeção ao aterro de Valongo "levanta algumas preocupações" - ministro

| Política
Porto Canal com Lusa

O ministro do Ambiente afirmou que o relatório provisório da inspeção ao aterro de Valongo “levanta algumas preocupações”, mas remeteu novidades para segunda ou terça-feira.

“Foi-me entregue o relatório provisório na sexta-feira passada, que levanta algumas preocupações, são preocupações recorrentes, e segunda ou terça-feira vai haver novidades sobre o aterro de Valongo”, referiu.

Antes das “novidades”, adiantou, terá de haver um conjunto de técnicos a apreciar o relatório com mais detalhe.

“Eu já li o parecer, mas sou só ministro”, sublinhou.

O Ministério do Ambiente mandou fazer uma inspeção “decisiva” ao aterro de Valongo, que tem gerado contestação popular, para avaliar se a gestão dos resíduos urbanos está a ser feita corretamente.

A questão, como já tinha dito Matos Fernandes, é saber se o aterro tem ou não tem condições e, em caso afirmativo, se tem boas práticas para poder recolher e tratar resíduos orgânicos.

“Se essas condições não se verificarem, ser-lhe-á retirada a parte da licença respeitante à recolha e ao destino final dos resíduos orgânicos, por ser impensável continuarem a existir maus cheiros", afirmou o ministro, em fevereiro.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.