Leiria quer estratégia cultural "bem alinhada" para preparar a "verdadeira normalidade" do setor

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 03 jul 2020 (Lusa) - O município de Leiria quer ter a estratégia cultural "bem alinhada" para se preparar para a "verdadeira normalidade" pós-covid-19 no setor, defende o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes.

A intenção foi manifestada durante a apresentação do diagnóstico do Plano Estratégico Municipal para a Cultura 2020-2030, na quinta-feira, dia em que foi discutido o relatório com autarcas das freguesias do concelho, técnicos e Conselho Municipal da Cultura.

"Estou bastante satisfeito com este diagnóstico e reconheço as fragilidades [identificadas], que podem ser ultrapassadas com o Plano Estratégico Municipal para a Cultura 2020-2030", afirmou o presidente da Câmara de Leiria, citado em nota divulgada pelo município.

Segundo Gonçalo Lopes, a análise da consultora Quartenaire Portugal revela, mesmo com a crise no setor da cultura motivada pela pandemia, "a dimensão do profissionalismo dos agentes culturais de Leiria".

O presidente da autarquia destaca que, "mesmo limitados na sua atividade", os artistas e promotores e agentes locais "não pararam e, muitas vezes, mesmo à distância e 'online' adaptaram o seu trabalho a esta nova realidade".

Segundo a informação divulgada, o relatório reconhece que, em Leiria, líder de uma candidatura a Capital Europeia da Cultura e Cidade Criativa da Unesco na área da música, a cultura é um setor "decisivo no contexto de um processo de desenvolvimento competitivo, coeso e sustentável".

Com "forte presença" de estruturas profissionais e amadoras, Leiria beneficia da "maturidade" das mesmas, que têm demonstrado "uma elevada capacidade de experimentação, com capacidade para dar visibilidade ao seu trabalho, tanto a nível nacional como internacional".

Para o presidente do município, feito o diagnóstico, há agora que preparar uma "estratégia cultural bem alinhada" para preparar o regresso da cultura à "verdadeira normalidade".

O Plano Estratégico Municipal para a Cultura 2020-2030 entra agora em discussão pública, estando previstas sessões de trabalho nas freguesias e um 'workshop' alargado com vários agentes do setor.

 

MLE // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.