Covid-19: Programação cultural 'Verão 2020' de Caminha reinventada em "tempos de cólera"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Caminha, Viana do Castelo, 03 jul 2020 (Lusa) -- "Drive In Vilar de Mouros", com cinema ao ar livre, "Lar Sustenido", com música nos lares de idosos, e os concertos "Vilas People" são destaques da programação cultural do 'Verão 2020' em "tempos de cólera", em Caminha, distrito de Braga.

"A cultura aqui em Caminha não está em confinamento. A cultura vai estar na rua e preparamos um programa forte para este verão de 2020 que passa por manter alguns eventos habituais, mas de uma forma completamente diferente", com uma "programação cultural nova, forte, que quer simbolizar a ideia de resgatarmos o quotidiano", disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves.

Este ano, para cumprir as regras de segurança emanadas pelo Direção-Geral da Saúde (DGS), no combate à covid-19, eventos como Feira Medieval, Festival de Espadarte ou Festival de Vilar de Mouros não se vão realizar. Todavia, a "cultura não está em confinamento", e o município reinventou uma programação cultural para os "tempos de cólera" a rondar os 250 mil euros, um valor idêntico ao que investia na Feira Medieval, explicou o autarca.

"Em tempos de cólera temos de apresentar medidas excecionais, temos que encontrar soluções e foi isso que fizemos. Reinventar o nosso Dão, reinventar a nossa programação cultural, mantendo Caminha como um destino de confiança", declarou hoje Miguel Alves, numa entrevista telefónica à Lusa, no âmbito do anúncio oficial da programação cultural 'Verão 2020', referindo que o concelho de Caminha tem 17 mil habitantes e, "felizmente", "não apresenta, de momento, casos ativos de covid-19",

O "Drive In Vila de Mouros" é um dos destaques elencados pelo autarca. A iniciativa vai decorrer entre 23 a 29 de agosto, no mesmo espaço do festival, organizado pela Câmara de Caminha e pelos mesmos produtores do Festival Vilar de Mouros.

Vai haver um "palco em sistema de 'drive in'", como se conhece da América do Norte, onde se oferece a possibilidade de dentro dos carros as pessoas poderem assistir a concertos musicais, a 'stand-up comedy', a espetáculos para crianças, apresentação de DJ, num espaço absolutamente controlado do ponto de vista sanitário", descreveu Miguel Alves.

Entre um bloco de 10 projetos incluídos no programa cultural 'Verão 2020', o "Lar Sustenido" é também uma iniciativa que o autarca destacou e que tem o objetivo de oferecer concertos da Banda Filarmónica de Lanhelas, por exemplo, aos idosos que vivem em lares e que foram as pessoas que "estiveram debaixo de fogo" durante a pandemia.

"É um prémio, um mimo que damos aos nossos velhinhos que têm estado a combater estoicamente (...) esta pandemia", referiu.

"Vilas People" é um conjunto de oito concertos, a acontecer em Caminha e em Vila Praia de Âncora, que arranca a 18 de julho, com a atuação de Tiago Bettencourt a tocar Bob Dylan, no Convento de Santo António, em Caminha.

Inserido no "Vilas People" vai também atuar The Legendary Tigerman, no dia 25 de julho, no Dólmen da Barrosa, em Vila Praia de Âncora, Úxia, a 1 de agosto, no Largo Calouste Gulbenkian, em Caminha, e Toy a tocar músicas de Elton John, a 12 de setembro, na praça da República, em Vila Praia de Âncora, entre outros.

Estes concertos realizam-se às 22:00.

"Quatro Quartas de Jazz" é outra proposta cultural e decorre durante os meses de julho e agosto. Vai permitir que um quarteto de jazz de músicos do concelho de Caminha tome conta das praças de Caminha, Vila Praia de Âncora e de Moledo, "apresentando-se com este timbre do jazz", acrescentou Miguel Alves.

Com o lema "Concelho de Caminha, Destino de Confiança / A mesma marca em tempos diferentes", o verão de 2020 também vai oferecer "Cultura de Rua", um conjunto de 20 eventos, sejam de música ou magia, que vão acontecer de surpresa aos habitantes, seja à saída da praia, da igreja ou junto a uma esplanada, descreveu o autarca.

Uma exposição do artista Pedro Cabrita Reis, com o apoio da Fundação de Serralves, será inaugurada no Museu Municipal de Caminha, a 7 de agosto, e poderá ser vista até meados de outono, em 28 de novembro.

Entre as iniciativas do 'Verão 2020', em Caminha, conta-se ainda a "Biblioteca 4L - Leitura sobre Rodas", que leva livros a várias partes do concelho.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 521 mil mortos e infetou mais de 10,88 milhões de pessoas, em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.587 pessoas das 42.782 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da DGS, hoje divulgado.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia, em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

CCM // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Dois homens esfaqueados e hospitalizados em estado grave após rixa em Gaia

Dois homens foram esfaqueados na noite desta quarta-feira, junto à estação de metro de General Torres, em Gaia. Tudo aconteceu depois de uma rixa que envolveu outros dois homens que esfaquearam as vítimas e fugiram.

EN 223 cortada ao trânsito na Feira depois de acidente entre ambulância e carro

A Estrada Nacional 223, em Santa Maria da Feira, está cortada ao trânsito devido a um acidente entre uma ambulância e um ligeiro de passageiros, confirmou ao Porto Canal, fonte Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Viana do Castelo. Colisão entre autocarro e táxi deixa cinco crianças e um adulto feridos 

Uma colisão entre um táxi e um autocarro, na tarde desta quarta-feira, na EN13 em Darque, Viana do Castelo provocou seis feridos, entre os quais cinco crianças e um adulto.