Jean Castex, o "senhor desconfinamento", é o novo primeiro-ministro francês

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 03 jul 2020 (Lusa) - O novo primeiro-ministro francês é Jean Castex, responsável por organizar o fim do confinamento em França, escolhido pelo Presidente Emmanuel Macron para suceder a Édouard Philippe, anunciou hoje a presidência francesa.

Próximos dos Presidente já tinham comentado à imprensa francesa no início de junho, altura em que cessou as suas funções temporárias de "Senhor Desconfinamento", como é muitas vezes referido, que Castex podia ser "o que quisesse" numa possível remodelação governamental.

Jean Castex tem 55 anos e era até agora autarca da cidade de Prades, no sul de França, junto à fronteira espanhola. O novo primeiro-ministro pertencia até agora ao partido de direita Les Republicains.

 O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, demitiu-se e a renúncia do Governo foi aceite pelo presidente francês, Emmanuel Macron, ao inicio da manhã, anunciou o Palácio do Eliseu.

CYF // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.