Trabalhadores do SUCH em greve 2ª feira por melhores salários e condições laborais

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 26 jun 2020 (Lusa) -- Os trabalhadores das cantinas, lavandarias, limpeza e manutenção dos hospitais cumprem na segunda-feira uma greve nacional para exigir melhores salários e condições de trabalho à administração do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH).

Em comunicado divulgado hoje, a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (Fesaht) diz ter solicitado à administração do SUCH "que se realizasse uma reunião para retomar o processo de negociações dos salários e das condições de trabalho para o ano de 2020, apontando a data de 29 de maio como proposta", mas "a administração do SUCH não respondeu e mantém o silêncio".

"Face à situação, a Fesaht/sindicatos decidiram que existem razões mais do que justas, agravadas com o decorrer desta crise sanitária, para fazer ouvir a sua voz e as justas reivindicações dos trabalhadores", sustenta.

Segundo recorda a federação, "em todo o processo da pandemia de covid-19 os sindicatos, dando voz às justas preocupações e reivindicações dos trabalhadores, exigiram as necessárias medidas de proteção e defesa da saúde destes trabalhadores do SUCH e também a necessidade de uma compensação salarial e atribuição do subsídio de risco".

"Concretamente, exigimos um prémio de desempenho de 25% e subsídio de risco, pois - sem desconsiderar os médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e demais trabalhadores da área da saúde que têm um papel central neste tempo de pandemia - não podemos deixar de lembrar os mais de três mil trabalhadores das cantinas dos hospitais, bem como as centenas de trabalhadores das lavandarias dos hospitais, resíduos, manutenção, limpeza e de outros serviços hospitalares que têm passado despercebidos na comunicação social e nas palavras de governantes e responsáveis hospitalares", refere.

Conforme destaca a estrutura sindical, "estes trabalhadores que alimentam médicos, enfermeiros, demais funcionários hospitalares e doentes, incluindo as vítimas da covid-19, bem como os das lavandarias, manutenção, resíduos hospitalares, limpeza e outros, são trabalhadores que correm riscos semelhantes aos demais, estão emocionalmente e fisicamente debilitados e exaustos, sendo que, muitos deles, trabalham 12 horas diárias, com ritmos intensos de trabalho, que põem em causa, de forma grave, a sua segurança e saúde".

Garantindo que "estes trabalhadores não têm tido a mesma proteção individual", sendo "vítimas da covid-19 como os demais", a Fesaht diz existirem "cantinas onde há mais de uma dezena de trabalhadores infetados e os testes de despistagem, que insistentemente reclamam, apenas chegaram a muito poucos trabalhadores".

"Esta situação de desproteção individual e coletiva tem sido denunciada publicamente pelos sindicatos, mas não tem merecido a melhor atenção de todas as empresas concessionárias do serviço de refeições, lavandaria, resíduos, limpeza e outros, como é o caso do SUCH, mas também das entidades de saúde", lamenta.

No âmbito da greve da próxima segunda-feira, os trabalhadores vão concentrar-se, pelas 10:00 desse dia, frente às instalações do SUCH no Porto, exigindo a reabertura do processo de negociações do acordo de empresa, aumentos salariais "dignos" com efeitos a 01 de janeiro de 2020 e a atribuição do subsídio de risco a todos os trabalhadores e de uma compensação extraordinária para os que estiveram na linha da frente contra a pandemia.

Os grevistas reclamam ainda uma "reposição do número de trabalhadores nos quadros de pessoal das unidades que permita uma prestação de serviço de qualidade e que respeite os direitos dos trabalhadores".

Para as 10:30 está marcada uma conferência de imprensa no local, para fazer o balanço da greve a nível nacional.

PD // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.