ESPECIAL CANDIDATURAS
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS
Projeto Parceria
Porto Canal
Info

Centro Hospitalar do Alto Ave envia médicos e equipamento para a Guiné-Bissau

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Guimarães, 07 abr (Lusa) - O Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) anunciou hoje que vai enviar equipamento que já não usa e médicos para a Guiné-Bissau, contribuindo para a "melhoria da disponibilidade e qualidade" de cuidados de saúde naquele país.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHAA explica que as missões médicas, de curta duração e em regime de voluntariado, serão feitas ao abrigo de um protocolo entre o CHAA e o Instituto Marquês de Valle Flôr.

Com o objetivo de "apoiar a população da República da Guiné-Bissau a atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, da Organização das Nações Unidas, na área da Saúde", nomeadamente no que concerne à área maternoinfantil, o CHAA vai enviar para a Guiné-Bissau profissionais de especializados de cirurgia geral, obstetrícia-ginecologia, anestesiologia e de enfermagem do bloco operatório, entre outros profissionais.

Ambas as entidades, lê-se no protocolo, "pretendem melhorar as condições de prestação de cuidados médicos especializados na Guiné-Bissau e a formação de médicos e técnicos guineenses" pelo que "a colaboração entre as duas entidades prevê, também, a realização de sessões de formação de recursos humanos guineenses e de campanhas de informação e educação para a saúde".

Além disso, o acordo assinado contempla ainda a "doação de equipamentos fora de uso no Centro Hospitalar e de consumíveis médico-cirúrgicos, sempre que possível e de acordo com as necessidades do projeto".

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Surto de Covid-19 coloca 12 trabalhadores da Preh-Portugal, na Trofa, em confinamento

Um surto de Covid-19 colocou 12 trabalhadores da Preh-Portugal, na Trofa, em confinamento em casa e obrigou ao reforço no controlo a quem pode ter estado em contacto com estes trabalhadores, apurou o Porto Canal com fonte da empresa.

Suspensas visitas a lares e unidades de saúde integrados de Vila do Conde e Póvoa de Varzim devido a surtos de Covid-19

Vários surtos do novo coronavirus nos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim obrigaram a ARS-Norte a suspender as visitas a lares e unidades de saúde integrados durante duas semanas, desde esta segunda-feira, apurou o Porto Canal junto das autoridades de saúde.

Empresa impugna em tribunal concurso para expansão do Metro do Porto

Uma empresa interpôs duas ações judiciais para impugnar o concurso para a construção da Linha Circular (Rosa) e o prolongamento da Amarela do Metro do Porto, ganho pelo consórcio Ferrovial/ACA, por "violação da lei e da concorrência".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.