Lousada pede inspeção a aterro que importou resíduos industriais de Itália

Lousada pede inspeção a aterro que importou resíduos industriais de Itália
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Lousada pediu às autoridades de inspeção ambiental a “fiscalização imediata” do aterro de resíduos industriais do concelho para confirmar se nos últimos dias se manteve a deposição de resíduos importados de Itália, informou hoje a autarquia.

"Informa-se ainda que foi solicitado à Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território [IGAMAOT] e ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente [SEPNA] a fiscalização imediata do aterro para que a lei seja cumprida e a Rima [entidade gestora] seja impedida de receber esses resíduos", lê-se num comunicado enviado à Lusa.

A decisão da autarquia ocorre depois de o PSD local ter escrito, na quinta-feira, ao presidente da câmara (PS), informando ter indícios de que ainda estará a decorrer a deposição daquele tipo de materiais no aterro situado na localidade de Lustosa, apesar de, no dia 17 de maio, a importação de resíduos ter sido proibida pelo Governo, até ao final do ano.

Nessa carta, também divulgada à imprensa, pode ler-se: "Hoje, pelas 12:10 horas, confirmamos pessoalmente que entrou no Aterro da Rima, em Lustosa, mais um camião com um contentor de resíduos provenientes de Itália. Recordamos-lhe que na reunião de câmara realizada na última segunda-feira o senhor vereador do Ambiente e membro do Conselho de Administração da Rima, Dr. Manuel Nunes, informou que as 500 toneladas de resíduos vindas de Itália e que estavam no Porto de Leixões já tinham entrado no aterro da Rima entre o dia 20 e 22 de maio, e que não viriam mais resíduos de Itália".

Face à exposição social-democrata, o presidente da autarquia, Pedro Machado, considerou hoje que, "a confirmar-se que esses resíduos chegaram a território nacional depois do dia 17 de maio, a sua receção em aterro será claramente ilegal, abusiva e desrespeitosa, pelo que esta câmara exigirá às entidades competentes que os mesmos sejam devolvidos à origem".

No comunicado enviado à Lusa, o autarca revelou ter solicitado esclarecimentos ao Ministério do Ambiente, à Agência Portuguesa do Ambiente e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Anunciou, ainda, que será solicitado ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel que dê seguimento à providência cautelar interposta pela autarquia que pretende impedir a deposição dos resíduos, levando em conta os últimos desenvolvimentos.

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.