Diocese de Vila Real cria Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis

Diocese de Vila Real cria Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Diocese de Vila Real anunciou esta quinta-feira a criação de uma Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis com o objetivo de receber eventuais denúncias e elaborar medidas de prevenção e apoio, assim como acompanhar as vítimas e agressores.

Na nota publicada no sítio oficial da Internet, a Diocese de Vila Real explicou que esta comissão é constituída por especialistas em psicologia, medicina, direito e teologia.

Além da finalidade de "escuta e receção de eventuais denúncias", a comissão fará ainda "a elaboração de medidas de prevenção e das modalidades de apoio e acompanhamento das vítimas e dos agressores".

A constituição da Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis "corresponde ao pedido pelo papa Francisco", na Constituição Apostólica em 09 de maio de 2019, para que as dioceses estabelecessem "dentro de um ano, um ou mais sistemas estáveis e facilmente acessíveis ao público para apresentar as denúncias".

"Neste momento é preciso coragem para assumir erros e corrigir faltas, tomando as medidas necessárias para erradicar este problema", destaca a diocese de Vila Real, liderada pelo bispo António Augusto Azevedo.

Citando ainda o papa Francisco, o organismo destaca que "este momento obscuro pode ser uma oportunidade para uma reforma de caráter histórico, para a Igreja se abrir a um novo Pentecostes e iniciar uma etapa de purificação e mudança que lhe outorgue uma juventude renovada".

"Em sintonia e comunhão com o Papa, não se pode esquecer uma palavra de reconhecimento à grande maioria dos sacerdotes que não só se mantêm fiéis ao seu celibato, mas se gastam ao serviço de um ministério que se tornou mais difícil pelo escândalo de poucos (mas sempre demasiados) dos seus irmãos", acrescenta.

A Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, que terá sede em Vila Real, é constituída pelo padre Sérgio Manuel Tomé Correia, como coordenador, pelo psicólogo José Carlos Gomes da Costa, pela médica Maria Goretti Martinho Rodrigues, e pelo advogado António Francisco Caseiro Marques.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.