Covid-19: PCP quer saber como atuou Segurança Social no Lar do Comércio

Covid-19: PCP quer saber como atuou Segurança Social no Lar do Comércio
| Norte
Porto Canal com Lusa

O PCP questionou hoje o Governo sobre o Lar do Comércio, em Matosinhos, o qual regista 23 mortes por covid-19 e teve de ser evacuado para desinfeção, exigindo saber de que forma tem atuado a Segurança Social neste processo.

"De acordo com informação que chegou ao conhecimento do grupo parlamentar do PCP, em meados de abril, foram identificadas falhas muito graves e um claro incumprimento das medidas previstas aquando de vistorias anteriores pelas entidades competentes, ao nível das normas de seguranças, higienização e segregação dos utentes", lê-se no requerimento assinado pelas deputadas Diana Ferreira e Ana Mesquita.

O PCP acrescenta saber que, "aquando da testagem de utentes e funcionários, tendo sido identificada carência de funcionários, a 21 de abril, foi solicitado à Segurança Social reforço de meios humanos para esta instituição que responde a cerca de 200 utentes idosos".

Segundo os comunistas, a direção do Lar do Comércio também "teria solicitado apoio com vista à segregação de utentes, em função dos resultados positivos ou negativos", o que, acrescenta o PCP, "foi concretizado no dia seguinte por quatro corporações de bombeiros de Matosinhos".

"O PCP entende que nestas, como noutras matérias, o Estado não pode demitir-se das suas funções e a transferência de responsabilidades sociais para as IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] tem significado, em muitas situações e por motivos diferentes, incapacidade das instituições garantirem a resposta adequada aos sues utentes e famílias. A situação vivida no Lar do Comércio exemplifica bem esta realidade", consideram os comunistas.

No requerimento, o PCP pede, assim, que o executivo de António Costa avalie a situação do Lar do Comércio e revele se tem "garantia da proteção e do cumprimento de todas as normas de saúde, higiene e segurança no trabalho por parte desta instituição relativamente aos seus trabalhadores”.

Os comunistas também perguntam de que forma acompanhou a Segurança Social todo este processo e quantas visitas efetuou ao lar, bem como quantos trabalhadores da Segurança Social estiveram envolvidos no acompanhamento a esta situação.

“Que medidas pretende o Governo tomar para acompanhar o regresso dos utentes à instituição e para garantir que os mesmos regressam com todas as condições de saúde e higiene necessárias", é outra das questões colocadas.

O Lar do Comércio regista 23 mortes por covid-19 e tem atualmente mais 20 utentes no Hospital Militar do Porto, 19 dos quais infetados com o novo coronavírus.

Na quarta-feira, 28 utentes deste lar, levados para uma instituição de Gaia enquanto este era descontaminado, regressaram depois de terem sido novamente testados e dado negativo à covid-19, adiantou à Lusa fonte da direção.

No dia 15 de maio, em resposta à agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) revelou que o Ministério Público instaurou um inquérito à atuação do Lar do Comércio e quatro dias depois foi noticiado que um familiar de uma utente que morreu com covid-19, apresentou queixa contra a instituição pela alegada prática de vários crimes e requereu, ainda, a suspensão de funções dos órgãos sociais.

Portugal contabiliza 1.356 mortos associados à covid-19 em 31.292 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).