"É bom trazer o ciclismo português ao mais alto nível" - Rui Costa

| Desporto
Porto Canal / Agências

Porto, 17 jun (Lusa) - Rui Costa, corredor português da equipa espanhola Movistar, que no passado domingo ganhou, pela segunda vez consecutiva, a Volta à Suiça em bicicleta, revelou-se muito feliz por "voltar a trazer o ciclismo nacional ao mais nível".

O corredor, natural de Aguçadoura, freguesia da Póvoa de Varzim, foi hoje recebido de forma entusiástica por cerca de uma centena de pessoas no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, após regressar da prova helvética, surgindo na porta das chegadas com a camisola amarela vestida.

"É bom trazer o ciclismo português ao mais alto nível e poder mostrar a bandeira nacional. É bom para a modalidade no país, que, apesar de não estar a passar um bom momento, certamente vai recuperar", disse o ciclista.

Rui Costa referiu que "apesar das boas prestações, não esperava vencer esta prova", e que o último dia da competição acabou por ser decisivo para o sucesso.

"Ganhar duas vezes seguidas é formidável. A liderança do ano passado era um peso extra, mas, no contra-relógio, o diretor da equipa passou-me as melhores indicações, e após a subida já só pensava em vencer a etapa e conquistar a camisola amarela", partilhou.

Saboreado este êxito, Rui Costa está já a pensar na participação na Volta à França, mas, por enquanto, não quis traçar objetivos concretos para a sua prestação na prova rainha do ciclismo mundial.

"O Tour é uma prova que muitos atletas sonham ganhar, e eu não sou diferente. Mas são provas muito complicadas", disse o corredor, acrescentando: "Há quatro anos que faço o Tour e sei bem como é. Na primeira semana há sempre muitas quedas, prefiro deixar passar esse tempo e depois tirar conclusões".

Rui Costa reconhece que estes êxitos tornam-no mais respeitado no pelotão internacional, mas, também, mais "marcado pelos adversários". Ainda assim, o ciclista garante que a sua equipa está entre as melhores a nível mundial.

"Com este triunfo, acho que ganhar mais vezes será mais difícil. Estarei mais marcado, e os adversários vão estar mais atentos. Mas a nossa equipa é muito forte, em termos de valores estamos muito perto da Sky [formação que venceu a Volta à França em 2012]".

O atleta poveiro, que não escondeu a surpresa pela receção protagonizada por amigos, familiares e apoiantes, vai dar agora prioridade à recuperação do esforço despendido, mas participará ainda, em solo luso, em duas provas do campeonato nacional.

JPYG // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Mensagem do Presidente da Mesa da Assembleia Geral

O FC Porto divulgou, através do seu website, a mensagem de José Lourenço Pinto, que se dirige aos sócios do clube na antecâmara das eleições.

"Fizemos grandes jogos e ficámos para a história"

João Mário, Diogo Costa, Gonçalo Borges e Romário Baró recordaram a final four da Youth League de 2019 e deixaram conselhos à equipa que partiu para Nyon.

FC Porto (Youth League): 20 'dragões' na comitiva para Nyon

São 20 os jogadores que fazem parte da comitiva do FC Porto que, nesta quinta-feira, partiu rumo a Nyon, onde os portistas vão defrontar o AC Milan em jogo da Final Four da Youth League.