"Temos que apagar a herança negativa da governação de Rui Rio"

| Norte
Porto Canal

Pedro Carvalho em entrevista ao Porto Canal criticou os candidatos da oposição à Câmara do Porto e também o actual presidente Rui Rio. Afirmou que a fusão entre Porto, Gaia e Matosinhos é um não assunto e que o tema da regionalização aparece sempre quando há eleições. O candidato comunista falou ainda na reabilitação urbana do centro do Porto.

O discurso esteve na ponta da língua, Pedro Carvalho, candidato do Partido Comunista à Câmara do Porto afirma-se o candidato com "alternativas" para cidade e disparou contra todos os seus opositores. Apelidou o Independente Rui Moreira de "Delfim, o herdeiro mais legítimo de Rui Rio" e retirou-lhe o título de independente, afirmando que Moreira "é um candidato apoiado pelo CDS".

Quanto a Manuel Pizarro, o comunista lembrou o tempo em que o candidato foi governante no Executivo de José Sócrates e apontou o dedo ao PS, afirmando que os socialista "não se podem" afirmar de esquerda e aplicar "políticas de direita", afastando assim o cenário de coligação, sublinhando que a CDU não foi o "causador" de não haver coligação à esquerda, falando até em "oportunismo" quando as mesmas aparecem.

Sobre Luís Filipe Menezes, Pedro Carvalho nem se diz "feliz nem contente" com a suspensão da limitação de mandatos e afirmou que a medida deveria ser "decidida em assembleia da república" e que esta apenas surgiu para criar "ruídos de fundo" para agradar àqueles que "não querem discutir" propostas e ideias para a cidade do Porto.

A reabilitação urbana foi um dos temas fortes do discurso do candidato comunista, "impedir a fuga de 7 habitantes por dia" do centro do Porto é uma das prioridades. Pedro Carvalho quer contrariar a "destruição" de cerca de 1200 fogos habitacionais e estimular a economia da cidade já que "houve uma redução de 17,4 milhões de euros de investimentos na cidade". O comunista diz que é preciso "reabilitar a cidade" e que o Porto está a "perder o miolo da cidade".

Um "não assunto" é a fusão entre Porto, Gaia e Matosinhos, para Pedro Carvalho o importante é "haver uma aposta nas ligações entre as cidades" e que o tema apenas surge para "iludir as pessoas". Quanto à regionalização, Pedro Carvalho afirma também que é "um não assunto" e que só quando há eleições os "regionalistas aparecem". Não deixando de apontar que a regionalização poderia resolver "algumas assimetrias de território" dentro do país.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.