Covid-19: Viana do Castelo apela a aumento de rotas no aeroporto do Porto

Covid-19: Viana do Castelo apela a aumento de rotas no aeroporto do Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Viana do Castelo apelou este sábado para a intervenção do Governo no sentido de aumentar o número de rotas no aeroporto do Porto, medida que considerou fundamental para garantir as exportações das empresas do Norte.

José Maria Costa reagia a uma notícia do diário Jornal de Notícias (JN) que dá conta de que a TAP vai retomar a atividade – interrompida pela pandemia da covid-19 – com 71 rotas a partir do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e com apenas três com partida do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, distrito do Porto.

"Todos entendem os cuidados e salvaguarda na área da saúde, mas não se pode limitar desta forma tão drástica a reativação tão necessária da economia e em especial das empresas exportadoras", sublinha, defendendo que é "urgente uma intervenção do Governo nesta matéria para inverter a tendência que a TAP quererá tomar para o aeroporto do Porto", refere o autarca socialista, citado numa nota hoje enviada à imprensa.

O presidente da câmara da capital do Alto Minho destaca que "o aeroporto do Porto tem de estar ao serviço das empresas exportadoras", considerando "muito preocupante" que venha a efetuar "apenas com três voos".

Para José Maria Costa, "o Aeroporto Francisco Sá Carneiro é uma infraestrutura fundamental para as empresas do Norte do país, que têm um forte perfil exportador e que necessitam desta porta de entrada e saída para as suas atividades".

As últimas previsões do autarca de Viana do Castelo apontam para que este ano o município entrasse no 'top ten' das exportações nacionais, ano em que o concelho estaria a exportar mais de 1.000 milhões de euros, correspondendo 30% ao ‘cluster’ eólico, 30% ao setor do papel e 40% ao setor automóvel".

A estimativa foi apontada por José Maria Costa, em janeiro de 2019. Na altura, e com base em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Viana do Castelo era o 16.º concelho mais exportador a nível nacional, sendo responsável por 1,5% das exportações nacionais e contribuindo para “um 'superavit' [excedente] positivo de cerca de 300 milhões de euros".

Portugal contabiliza 1.023 mortos associados à covid-19 em 25.190 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 16 mortos (+1,6%) e mais 203 casos de infeção (+0,8%).

Portugal termina às 23:59 de hoje o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e passa para uma situação de calamidade.

Entre outras medidas, o plano do Governo para continuar a combater a covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.