Resende com duas extensões de saúde sem médico de família. Médicos deslocados para Área de Diagnóstico de Covid-19 em Cinfães

Resende com duas extensões de saúde sem médico de família. Médicos deslocados para Área de Diagnóstico de Covid-19 em Cinfães
| País
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Resende, Garcez Trindade, disse hoje haver, atualmente, duas extensões de saúde no concelho sem médico de família, porque os profissionais foram deslocados para a Área de Diagnóstico de Covid-19, em Cinfães.

Segundo o autarca, os problemas ocorrem nas extensões de saúde de São Martinho de Mouros, na parte oriental do concelho, e São Cipriano, no lado mais ocidental.

Ambas as extensões, frisou, servem várias freguesias e milhares de pessoas.

Resta naquele concelho do norte do distrito de Viseu o centro de saúde da vila, que também viu alguns profissionais deslocados, e o serviço de urgência.

O autarca diz haver relatos de pessoas daquelas zonas do município que não conseguem ser vistas por um médico, inclusive algumas que pretendiam obter uma credencial para fazer o teste à codiv-19. Queixou-se, também, de haver dificuldades de comunicação com o Centro de Saúde de Resende.

Garcez Trindade falava hoje aos jornalistas, após a visita que, acompanhado de outros autarcas da região, efetuou ao "Covid Drive" de Marco de Canaveses, um serviço destinado a fazer testes ao novo coronavírus, servindo a população dos concelhos do Baixo Tâmega (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende).

O autarca acentuou que tem reportado às entidades oficiais, nomeadamente ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Tâmega, a questão de não haver clínicos gerais nas duas extensões de saúde do concelho, mas não obteve resposta até ao momento.

O edil pediu mais agilidade na resolução da questão, num concelho onde, lamentou, o número de médicos de família já era inferior às necessidades antes da pandemia da covid-19.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista 820 mortos associados à covid-19, mais 35 do que na quarta-feira, e 22.353 infetados (mais 371).

Portugal cumpre até 02 de maio o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, devido à pandemia de covid-19, que já causou 820 mortos no país.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 183 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados