Covid-19: Especialistas avaliam potencial de fármaco da asma em doentes internados no São João

Covid-19: Especialistas avaliam potencial de fármaco da asma em doentes internados no São João
| Norte
Porto Canal com Lusa

Especialistas do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e do Centro Hospitalar Universitário de São João vão avaliar o potencial de um fármaco, usado na terapia da asma, em doentes internados com pneumonia "moderada a grave".

"O ponto forte deste trabalho é ir buscar um fármaco - o Montelukast - que é muito seguro e tem potencial. Há uma plausibilidade biológica para ele funcionar", afirmou hoje, em declarações à Lusa, André Moreira, médico do Hospital de São João e investigador do ISPUP.

O projeto, desenvolvido no âmbito da linha de financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) 'RESEARCH 4 COVID-19', envolve investigadores do ISPUP e mais de 20 especialistas do Hospital de São João, no Porto.

A equipa, que aguarda a aprovação da Comissão Nacional de Ética, pretende testar nos doentes daquele hospital, com menos de 65 anos, e que estão internados (não em ambulatório) com pneumonia pelo SARS-CoV-2 "moderada a grave", o potencial do fármaco.

"Uma das moléculas que aparece como sendo uma potencial inibidora das protéases do vírus foi o Montelukast, que é um medicamento usado há muitos anos no tratamento da asma e da rinite alérgica. O fármaco é 100% seguro e pode ser usado em grávidas, crianças de seis meses ou doentes hepáticos", explicou o especialista.

Com cerca de 150 doentes internados no hospital de São João, a equipa vai por isso fazer uma "prova de conceito" e perceber se o fármaco, em conjunto com o habitual tratamento para a covid-19, tem vantagens, nomeadamente se diminui a "gravidade da duração e intensidade da doença".

"Se isto acontecer nesta população, então, justifica avançar para idades diferentes e doentes em ambulatório, mas este é o ponto de partida", referiu.

À Lusa, André Moreira avançou que o fármaco, que em ensaios 'in vitro' inibiu uma das protéases do vírus e funcionou em modelos animais, é "extraordinariamente barato e muito usado".

"É um fármaco que é extraordinariamente barato e muito usado, quem tem alergias conhece bem, existem dezenas de genéricos disponíveis e estamos a falar de um medicamento que, em termos de custo, é mesmo barato", afirmou o especialista, adiantando que também os efeitos adversos são "conhecidos".

"O efeito adverso, que tem mais a ver com perturbações do sono e do estado de humor, é conhecido há muito tempo, não é um efeito grave e é perfeitamente reversível em três dias. Para este tipo de população, em ambiente hospitalar, não é um efeito que seja comparativamente a outros fármacos relevante", salientou.

A equipa de especialistas prepara-se também para fazer o registo na plataforma da Agência Europeia do Medicamento por forma a que "os outros países saibam".

"Há apenas uma referência de um grupo chinês que sugeriu o reposicionamento deste fármaco, mas até agora não há nenhum ensaio numa perspetiva global a ser feito e queremos comunicar a intenção de fazer", concluiu.

Com um financiamento de 30 mil euros, este é um dos 66 projetos apoiados pela linha de financiamento 'RESEARCH 4 COVID-19', que visa responder às necessidades do Serviço Nacional de Saúde.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 178 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Portugal regista 762 mortos associados à covid-19 em 21.379 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

+ notícias: Norte

Incêndio em habitação provoca dois feridos em Gondomar

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Atualização do estado das vítimas do incêndio em Rio Tinto

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, um deles em estado grave, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Iniciada ampliação de creche em parque empresarial de Arcos de Valdevez

A Câmara de Arcos de Valdevez iniciou a ampliação da creche do parque empresarial de Padreiro, orçada em mais de 300 mil euros, para criar mais 36 vagas no equipamento que já acolhe 50 crianças, foi esta quinta-feira divulgado.