Covid-19: Avião fretado chega a Lisboa com 65 ventiladores e equipamento médico

| País
Porto Canal com Lusa

Pequim, 19 abr 2020 (Lusa) - Sessenta e cinco ventiladores comprados pelo Governo português a uma empresa chinesa chegaram hoje a Lisboa, num avião fretado, junto com outro equipamento médico, incluindo máscaras de proteção respiratória, para tratamento da epidemia, anunciou a embaixada portuguesa.

A entrega dos ventiladores estava prevista realizar-se na semana passada, mas devido à "forte competição entre Estados pelo acesso a equipamento" e "interrupções nas cadeias de fornecimento", incluindo no acesso a componentes, numa altura em que vários países se encontram em estado e emergência, a produção atrasou-se, explicou a mesma fonte.

A forte procura por ventiladores criou disfunções no mercado, numa altura em que a crise de saúde pública, que começou em Wuhan, no centro da China, se alastrou à Europa, Estados Unidos e outras regiões do planeta, resultando numa escassez global.

"Todas as diligências junto de diversas entidades têm sido feitas no sentido de garantir, neste quadro adverso, a entrega dos equipamentos dentro da janela temporal adequada às necessidades médicas do nosso país", ressalvou a embaixada.

Há uma semana, a ministra da Saúde portuguesa disse que a entrega de 508 ventiladores encomendados à China estava atrasada.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 157 mil mortos e infetou mais de 2,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 502 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 687 pessoas das 19.685 registadas como infetadas.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

JPI // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).