Covid-19: Alunos do ensino secundário na Madeira vão ter aulas através do canal regional da RTP

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 13 abr 2020 (Lusa) - Os alunos do ensino básico na Madeira vão retomar as aulas através da RTP/Memória em 20 de abril, no quadro de decisão nacional, enquanto os conteúdos do secundário serão veiculados através da RTP/Madeira, indicou hoje o executivo regional.

"O Governo Regional vai proceder à emissão de conteúdos pedagógicos através da RTP/Madeira e manterá junto das escolas um plano de ensino à distância, com o objetivo de preparar os alunos da região autónoma para os exames nacionais a realizar em julho do corrente ano", afirmou o chefe do executivo, Miguel Albuquerque.

O governante falava em videoconferência, após reunião extraordinária do Conselho do Governo, no Funchal, na qual foram comunicadas novas medidas no âmbito da contenção da pandemia de covid-19.

Albuquerque, que lidera o executivo de coligação PSD/CDS-PP, esclareceu que as atividades letivas vão decorrer à distância enquanto não estiverem criadas as "condições de segurança" para professores, alunos e funcionários regressarem às escolas e às aulas presenciais.

Tanto no ensino básico como no secundário, as atividades via RTP/Memória e RTP/Madeira têm início no dia 20 de abril.

Ao nível dos cursos profissionais e cursos de educação e formação, o governante indicou que será mantido o ensino à distância nas disciplinas teóricas através de diferentes plataformas.

"Quanto à componente de formação/estágio em contexto de trabalho, temos de aguardar a reabertura progressiva das empresas e da atividade económica", afirmou, remetendo para o próximo sábado, 18 de abril, o anúncio sobre uma eventual retoma dos setores empresariais.

Miguel Albuquerque referiu, também, que os alunos com necessidades educativas especiais vão continuar a ser apoiados pelos técnicos à distância.

O governante sublinhou ainda que existem condições no arquipélago para desenvolver o ensino à distância, uma vez que o executivo realizou um inquérito e concluiu que "são poucas as famílias que não têm computador ou cobertura da 'internet'".

"Nos exames de 11.º e 12.º anos serão asseguradas as condições para que todos os alunos tenham acesso quer ao computador, quer à internet", reforçou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 114 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 535 mortos, mais 31 do que no domingo (+6,2%), e 16.934 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 349 (+2,1%).

DC/AMB // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.