Covid-19: 62 casos positivos em centro de apoio a pessoas com deficiência em Vila do Conde

Covid-19: 62 casos positivos em centro de apoio a pessoas com deficiência em Vila do Conde
| Norte
Porto Canal com Lusa

Sessenta e dois utentes e colaboradores do Centro de Apoio e Reabilitação de Pessoas com Deficiência de Touguinha, em Vila do Conde, testaram positivo à covid-19, confirmou hoje a Santa Casa de Misericórdia local, responsável da instituição.

"Dos 79 testes já realizados, 17 testaram negativos e 62 testaram positivos. Todos os que testaram positivo estão bem, encontrando-se na sua grande maioria assintomáticos", anunciou a Misericórdia de Vila do Conde, distrito do Porto, através de comunicado.

Segundo a instituição, foram "reforçadas as medidas de contingência, tendo já sido circunscritas e limitadas áreas para separação dos utentes positivos de negativos".

Foi ainda garantindo um "reforço da equipa de saúde interna com enfermeiros e médicos em permanência para cobrir as várias áreas, entre elas a cerca sanitária e a área designada de limpa, de forma a monitorizar de forma apertada e vigilante sintomas".

"Estão criadas áreas totalmente distintas de circulação de profissionais e de utentes, assim como criadas zonas para descontaminação de profissionais de forma a garantir a segurança e saúde de todos", acrescentou a instituição no mesmo texto.

Este Centro de Apoio e Reabilitação a Pessoas com Deficiência de Touguinha engloba um lar residencial com mais de 90 camas e também um centro de atividades ocupacionais que se dedica a cerca de 120 pessoas.

O primeiro caso positivo de covid-19 na instituição foi detetado a 02 de abril, quando uma das utentes foi encaminhada para Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, com suspeitas de uma outra patologia, tendo testado positivo para o novo coronavírus.

O Centro aguarda, entretanto, o resultado de mais testes que foram realizados utentes e colaboradores que estiveram ao serviço desde neste período.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 435 mortos por covid-19, mais 29 do que na véspera (+6,4%), e 15.472 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 1.516 em relação a quinta-feira (+10,9%).

Dos infetados, 1.179 estão internados, 226 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 233 doentes que já recuperaram.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.