China volta a ter supercomputador mais rápido do mundo

China volta a ter supercomputador mais rápido do mundo
| Mundo
Porto Canal

Engenheiros militares chineses anunciaram hoje terem conseguido desenvolver um supercomputador capaz de calcular 33.860 biliões de operações por segundo, voltando a China a ter o computador mais rápido do mundo.

O supercomputador, chamado "Tianhe 2" ("via láctea dois"), foi desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Defesa chinesa e tem o dobro da capacidade daquela que era, até aqui, a máquina mais rápida do planeta, o "Cray Titan" dos Estados Unidos.

O computador chinês registou picos de velocidade de até 54.900 biliões de operações por segundo (ou 54,96 'petaflops', a medida da velocidade de processamento de um computador), noticiou a agência oficial chinesa Xinhua.

O "Tianhe 2" tem uma velocidade média de 33,86 'petaflops', enquanto o "Cray Titan" tinha 17,59 'petaflops'.

O antecessor do supercomputador chinês, o "Tianhe 1", com uma velocidade de 2,56 'petaflops', foi o mais rápido do mundo entre novembro de 2010 e junho de 2011, tendo sido substituído pelo japonês "Fujitsu K", na incessante corrida das superpotências para obterem a tecnologia informática mais rápida.

O "Tianhe 2" foi desenvolvido na cidade de Cantão, no sul da China, com a cooperação da empresa tecnológica chinesa "Inspur" e sistema operativo Linux, como a maioria dos mais rápidos supercomputadores mundiais.

Até 2010, a China nunca tinha conseguido ter o computador mais rápido do mundo, um marco que também foi alcançado, em diferentes épocas, pela Alemanha, Reino Unido, Japão, Itália, a antiga União Soviética e os Estados Unidos.

A China espera agora que o "Tianhe 2" lidere a lista bianual dos computadores mais rápidos do mundo, o TOP500, elaborada por universidades alemãs e norte-americanas, oficializando o recorde.

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.