Covid-19: Junta de Ovar cancela eventos até dezembro e verbas transitam para apoio social

Covid-19: Junta de Ovar cancela eventos até dezembro e verbas transitam para apoio social
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Junta da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente Pereira, no concelho de Ovar, cancelou hoje vários eventos públicos até final do ano, anunciando um reforço dos apoios sociais necessários devido aos efeitos da Covid-19.

No município do distrito de Aveiro que está desde 17 de março em estado de calamidade pública devido ao novo coronavírus, o território da referida Junta é o que regista maior número de infetados.

O cancelamento de 12 eventos que habitualmente concentram grande quantidade de espectadores deve-se assim à atual fase de mitigação da Covid-19, "em que se passa a considerar que a transmissão da doença é comunitária em todo o território nacional", pelo que são desaconselhadas aglomerações de público.

A anulação dessas iniciativas permite, contudo, que a Junta anuncie: a União de Freguesias "vai reforçar o apoio social às famílias mais carenciadas do seu território".

Entre os eventos cancelados incluem-se as comemorações do 25 de Abril e também o Festival Internacional de Marionetas de Ovar, em junho, e o Festival de Circo de Furadouro, em agosto, ambos prevendo vários espetáculos gratuitos por companhias portuguesas e estrangeiras.

As Festas Vicentinas, de São João e do São Martinho de Arada também ficam sem efeito, assim como as Verbenas nos Combatentes e as celebrações do Dia das Freguesias.

O mesmo se aplica ao festival Festinfância, ao Encontro das Coletividades de Arada, ao Passeio Sénior e ao concerto Banda das Bandas.

Segundos dados da autarquia revelados na sexta-feira, dos 148 casos de Covid-19 confirmados entre os cerca de 55.400 habitantes no concelho sob quarentena, a distribuição pelo território era a seguinte: 49 doentes residem na localidade de Ovar, 45 na de São João de Ovar, 20 em Válega, 13 em Esmoriz, 10 em Arada, 5 em Cortegaça, 4 em São Vicente Pereira e 2 em Maceda.

A esse número de infetados acrescentavam-se ainda 8 outros cidadãos que, embora não tendo morada oficial em Ovar, estão temporariamente a pernoitar no concelho.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, foi detetado pela primeira vez na China em dezembro de 2019 e já infetou entretanto cerca de 600.000 pessoas em todo o mundo, das quais quase 28.000 morreram.

O continente europeu, com mais de 337.000 infetados e de 20.000 mortos, é aquele onde atualmente a surgir o maior número de diagnósticos positivos. Itália é o país com mais vítimas mortais em todo o mundo, registando 9.134 óbitos entre 86.498 casos, e segue-se Espanha, com 5.690 mortos em 72.248 casos de infeção.

Outros territórios com contágio elevado são: o Irão, com 35.408 casos de Covid-19 e 2.517 mortes reportadas; a França, com 32.964 infetados e 1.995 óbitos, e os Estados Unidos, que são desde quinta-feira o país com maior número de contaminados, contabilizando mais de 104.000 e ainda 1.711 vítimas mortais.

Já o continente africano, contabiliza 117 mortes entre 3.900 infetados, dispersos por 46 países.

Em Portugal, os primeiros casos foram identificados a 02 de março e o país regista hoje 100 mortes e 5.170 infeções no país, sendo que, desses doentes, 329 estavam internados em cuidados intermédios, 89 em cuidados intensivos e 43 já foram dados como recuperados.

A 17 de março, o Governo decretou o estado de calamidade pública em Ovar, dado o município já se encontrar em situação de contaminação comunitária, e no dia 18 teve aí início um cerco sanitário que obriga ao controlo de fronteiras, a isolamento domiciliário e ao encerramento de toda a atividade empresarial que não seja de primeira necessidade.

Desde as 00:00 do dia 19 de março, todo o país entrou no regime de estado de emergência, o que vigorará até às 23:59 do dia 02 de abril.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.