OE2020: Pagamentos em atraso caem 125 ME para 613,7 ME até fevereiro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 mar 2020 (Lusa) - Os pagamentos em atraso das entidades públicas ascenderam a 613,7 milhões de euros no final de fevereiro, uma diminuição de 125,1 milhões de euros face ao período homólogo, segundo a Síntese de Execução Orçamental hoje divulgada.

Na comparação com o mês anterior, os pagamentos em atraso (onde se incluem os que estão em falta há mais de 90 dias) registaram um aumento de 35,1 milhões de euros, indica a Direção-Geral do Orçamento (DGO).

"Para a evolução homóloga, contribuíram, sobretudo, os Hospitais EPE que registaram uma redução de 142,9 milhões de euros", assinala a DGO, acrescentando que, por comparação com o mês anterior, o aumento registado "ficou a dever-se à evolução observada na Administração Regional (+18,2 milhões de euros) e nos Hospitais EPE (+16,8 milhões de euros)".

Em fevereiro, o passivo não financeiro das administrações públicas -- que inclui os pagamentos em atraso -- situou-se em 1.566,6 milhões de euros, uma redução de 337,3 milhões de euros face ao período homólogo de 2019.

LT // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.