Covid-19: Bragança pede rápida clarificação sobre confinamento dos que chegam do estrangeiro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Bragança, 27 mar 2020 (Lusa) -- O presidente da Comissão Distrital de Bragança da Proteção Civil, Francisco Guimarães, pediu hoje a rápida clarificação sobre a obrigatoriedade de confinamento dos que chegam do estrangeiro à região por causa da pandemia covid-19.

A comissão coordena atualmente a evolução da situação no Nordeste Transmontano, a primeira região em Portugal onde a Autoridade Regional de Saúde Pública determinou, a 19 de março, que "todos os cidadãos que regressem do estrangeiro permaneçam em isolamento profilático pelo período de catorze dias a contar do dia da chegada".

Segundo o presidente da Comissão Distrital, depois de um parecer da Provedora de Justiça, a Direção-Geral da Saúde (DGS) revogou temporariamente esta e todas as determinações no país, uma medida que preocupa as autoridades locais que pedem a rápida reposição da obrigatoriedade de isolamento.

De acordo com este responsável, as forças policiais deixaram de notificar quem entra na fronteira para ficar em isolamento obrigatório e passaram a alertar para as medidas em vigor de contenção da pandemia.

Francisco Guimarães disse à Lusa que tem conhecimento de que o Ministério da Saúde está a preparar legislação para clarificar os procedimentos para a adoção de medidas que envolvam restrições coletivas à circulação de pessoas provenientes do estrangeiro ou de outras regiões do país.

As entidades locais estão à espera que o novo despacho da ministra da Saúde seja publicado.

"Tem de ser reposta a situação de isolamento de quem chega, ninguém está contra que eles, nomeadamente os nossos emigrantes venham, mas que se mantenham isolados", defendeu Francisco Guimarães.

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil criticou a posição da Provedora de Justiça, vincando que "quem está no terreno, na região, é que sabe a realidade".

Francisco Guimarães lembrou que o primeiro caso da doença confirmado nesta região numa aldeia foi o de um emigrante.

A Comissão Distrital de Bragança da proteção Civil tem vindo a apelar reiteradamente ao Governo para reforçar o controlo nas fronteiras, nomeadamente a nível sanitário.

Já chamou também a atenção das autoridades nacionais para o desfasamento com a realidade do número de casos que estão a ser divulgados, no relatório diário oficial, relativos ao distrito de Bragança.

A Comissão tinha conhecimento de 34 casos no distrito de Bragança, na quinta-feira, com base nos dados regionais.

No dia de hoje, o relatório da DGS dá conta de 26 casos.

O último balanço nacional dá conta de 76 mortes em Portugal, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas.

Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

HFI // LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.