Info

Covid-19: INEM realiza testes a mais 35 funcionários no lar de Vila Real

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 27 mar 2020 (Lusa) -- O INEM está a realizar testes à covid-19 a mais 35 funcionários do Lar de Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, segundo fonte camarária.

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, informou hoje que de 99 utentes e colaboradores testados à covid-19, 88 deram positivo, entre os quais 68 utentes e 20 funcionários.

Entretanto, segundo uma fonte da autarquia, esta tarde foram chamados à instituição mais 35 trabalhadores do lar para efetuarem o teste, os quais não se encontravam nas instalações quando foi detetado o primeiro caso positivo, no domingo.

Vão também, de acordo com a fonte, ser retirados do lar três utentes que testaram negativo à doença e transferidos para uma unidade hospitalar de Vila Nova de Gaia.

Dentro das instalações vão permanecer 53 utentes, nove funcionários e nove elementos do Exército e Cruz Vermelha.

Médicos, enfermeiros e auxiliares do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) vão continuar a fazer o acompanhamento dos idosos.

Neste momento estão a ser estudadas soluções para esta situação, que podem passar pela permanência dos utentes no lar ou a sua transferência para outro espaço de forma temporária, até à desinfeção do espaço.

O primeiro caso de um idoso infetado com o novo coronavírus no lar foi detetado no domingo. Na terça-feira foram divulgados 13 utentes e sete funcionários positivos e, na quarta-feira, 11 idosos foram transferidos para o hospital militar do Porto. Dois já se encontravam no CHTMAD.

Na quarta-feira foram realizados mais 75 testes aos restantes residentes e colaboradores que se encontravam nesta instituição particular de solidariedade social.

Portugal regista hoje 76 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

PLI // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de VN Gaia reforça call center para rastreamento de casos positivos

A Câmara de Vila Nova de Gaia reforçou o call center com 25 funcionários municipais para ajudarem no rastreamento de casos positivos. Susana Carmo Silva, Médica de Sáude Pública e responsável pela equipa, disse ao Porto Canal que "fizeram formação a agentes da Polícia Municipal", à qual responderam "muito bem".

Escola Dr. Costa Matos em VN Gaia começa hoje a testar ao alunos

A Escola Dr. Costa Matos em Vila Nova de Gaia começa esta quinta-feira uma iniciativa de testagem aos alunos e, num agrupamento com cerca de 1100 alunos, hoje serão testados 500 alunos. Em declarações ao Porto Canal, os alunos acreditam que esta testagem "é muito importante", para permanecerem mais seguros nas escolas.

Braga está na lista dos distritos em aviso amarelo devido ao tempo frio

Os distritos de Bragança, Vila Real, Setúbal, Santarém, Leiria e Braga estão hoje e sexta-feira sob aviso amarelo devido ao tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS