Covid-19: Registos no domínio de internet .pt aumentam em março

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 mar 2020 (Lusa) - Os registos no domínio de internet português '.pt' aumentaram em março, atingindo os 7.133, mais 1.340 do que no mesmo mês de 2019, algo associado à pandemia de covid-19, segundo divulgou a entidade responsável à Lusa.

"O .PT, responsável pela gestão do domínio de topo português, o .pt, apresenta, no mês de março, um aumento do número de registos diretos em .pt. No total, foram contabilizados 7.133 novos registos, mais 1.340 do que no mesmo período do ano passado", pode ler-se no comunicado enviado à Lusa.

A entidade que gere o domínio de internet nacional releva ainda que desde a declaração do estado de emergência, devido à pandemia de covid-19, que levou ao fecho de vários estabelecimentos comerciais ou ao teletrabalho, houve 2.431 novos registos, mais 250 do que no mesmo período de 2019.

"Das novas presenças na internet em .pt, mais de 50% são empresas e serviços do setor da restauração, serviços domésticos, ginásios e projetos de solidariedade social", pode ler-se no comunicado.

De acordo com a presidente do Conselho Diretivo do domínio .pt, Luísa Ribeiro Lopes, "hoje, as empresas encontram no digital um dos poucos canais para se aproximarem dos seus consumidores, por isso, procuram estar presentes na internet".

"Neste momento, é muito importante combater a exclusão digital, em especial, dos mais velhos e dos que estão mais isolados", refere ainda a presidente do .pt, que, no total, conta já com 1.244.368 domínios registados.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 112.200 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

JE // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta terça-feira.

Fernando Araújo diz que fez em 15 meses "a maior reforma do SNS" em 45 anos

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou esta terça-feira, a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.