Covid-19: Lar da Feira em isolamento depois de confirmada a infeção de uma utente

Covid-19: Lar da Feira em isolamento depois de confirmada a infeção de uma utente
| País
Porto Canal com Lusa

O lar de idosos do Centro Social Pôr-do-sol, no concelho de Santa Maria da Maria, ficou hoje em isolamento após confirmada a infeção com o vírus da covid-19 numa mulher e equacionada a possível contaminação de duas outras pessoas.

Segundo revelou à Lusa fonte dessa autarquia do distrito de Aveiro, a doente infetada está internada no Hospital Santo António, no Porto, enquanto a sua companheira de quarto e uma funcionária do lar estão a ser avaliadas no Hospital São Sebastião, na Feira, por evidenciarem já alguns sintomas.

Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal da Feira, disse que "toda a gente afeta ao lar está agora confinada a quarentena" no próprio edifício, situado em Mosteirô, que acolhe cerca de 10 idosos e cinco funcionários.

A equipa de profissionais da instituição ficará temporariamente "a residir no lar", para se evitar a disseminação do contágio e se garantir, dentro do possível, o normal funcionamento da casa.

Entretanto, estão a ser reforçadas as medidas de prevenção nos 28 lares de idosos do município, o que, segundo o autarca, envolve uma comunidade de cerca de 2.000 pessoas, entre utentes e profissionais.

Dado que Portugal entrou às 00:00 de hoje na fase de mitigação da pandemia, foi também acionada na Feira a reorganização da rede local de centros de saúde, o que prevê que algumas unidades fiquem afetas apenas a atendimento telefónico e orientação de utentes e outras passem a concentrar equipas médicas reforçadas para efetivo diagnóstico, tratamento e internamento.

O objetivo é criar o que fonte ligada às autoridades locais de saúde descreveu hoje como "circuitos limpos de circulação" num concelho que conta já com 61 casos confirmados de Covid-19 entre uma população de quase 136.000 habitantes.

Nesse sentido, a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Rio Meão está a ser preparada para funcionar como Área Dedicada covid-19 e irá acolher apenas casos agudos respiratórios e suspeitos de infeção pelo novo coronavírus, pelo que os habituais utentes desse espaço devem agora procurar atendimento na USF Cuidar de São João de Ver.

A funcionar sob medidas de maior controlo continuará a USF Egas Moniz, a USF Famílias, a USF Fiães e a USF Terras de Santa Maria.

Quanto às unidades que fecham, são elas as de Paços de Brandão (cujos utentes devem agora procurar telefonicamente a USF Saúde Mais de Santa Maria de Lamas), Vila Maior (para a qual a alternativa é a UCSP ESTE de Canedo e Vale), Romariz (substituída pela UCSP Sul de Escapães e Milheirós de Poiares), Sanguedo e Mozelos (que encaminham o atendimento para a USF de Argoncilhe), Caldas de São Jorge (para a qual a opção é a UCSP de Lobão), Nogueira da Regedoura (de serviço reencaminhado para a USF Sem Fronteiras de São Paio de Oleiros) e Souto (que dará lugar à USF Sudoeste de Arrifana).

Todas as unidades ativas foram reforçadas com novas linhas telefónicas móveis, disponibilizadas pela Câmara Municipal da Feira.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro na China e já infetou mais de 480.000 pessoas em todo o mundo, das quais mais de 22.000 morreram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde indicou hoje que o surto de Covid-19 já provocou 60 mortes e 3.544 infetados. Nesse universo de doentes, 191 estão internados, 61 dos quais em cuidados intensivos. Há ainda 43 cidadãos que já recuperaram da doença.

Dada a evolução da pandemia, a 17 de março o Governo declarou o estado de calamidade pública em Ovar, concelho de 148 quilómetros quadrados com cerca de 55.400 habitantes.

Desde as 00:00 do dia 19, todo o país se encontra em estado de emergência, o que vigorará até às 23:59 do dia 02 de abril.

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.